2 de março de 2012

A liberdade de ter tempo


Queixamo-nos do tempo: "não tenho tempo para isso, não tenho tempo para aquilo". Na verdade, por conta de tantas contingências, deixamos o tempo nos dominar e não priorizamos aquilo que realmente nos importa fazer. Verdade seja dita, o tempo não é o responsável pela nossa incapacidade de realizar as tarefas do cotidiano, nós somos os responsáveis. 

A reengenharia do tempo vem sendo discutida há alguns anos. Por exemplo, Rosiska Darcy de Oliveira falou sobre essa reengenharia em livro e palestras. Infelizmente, as pessoas não prestaram atenção a isso. Veja o que Rosiska fala sobre ter tempo:

O que é ter tempo?
Este é o momento da história da humanidade em que cada um de nós é obrigado a escrever, na sua vida, sua própria biografia. Não há mais modelos prontos: cada indivíduo precisa dar sentido as suas escolhas. Assumir o seu tempo, escapando das expectativas dos outros e elegendo o que é importante para você, é uma imensa responsabilidade. Mas acredito que perseguir o bem-estar é o caminho mais seguro para triunfar na vida. E para isso é preciso ter tempo. Tempo, para mim, é sinônimo de liberdade.

Recomendo a entrevista de Rosiska sobre o livro. Organize seu tempo e leia aqui.


Nenhum comentário: