29 de janeiro de 2011

John Sommers e Cosme Velho


Hoje, após um encontro com Isabel Vidal e Marília Martins, minha querida Má-rília, descobri que John Sommers residiu no Cosme Velho.Sempre apreciei as peças de estanho de JS. Sommers morou numa parte do Largo do Boticário e sua casa foi uma das demolidas para dar lugar ao que hoje é um horroroso terminal de ônibus. Nosso bairro possui cada história interessante. Leia + no site da Bel Vidal: www.bairrodaslaranjeiras.com.br

27 de janeiro de 2011

25 de janeiro de 2011

Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay...


Ainda na onda de desapego pela qual passa minha pessoa, reparei que na minha vida já comprei por duas vezes um sofá vermelho. E reparei também que passei por um infortúnio logo após a tal peça de mobília ter adentrado minha casa. Hoje, resolvi acabar com essa maldição de vez: coloquei o dito cujo para fora de casa. Daqui por diante, nada de sofá vermelho. 

Homenagem às Pessoas de Fibra


Pessoas que doam o seu trabalho, o seu tempo, a sua saúde e segurança às causas nobres, como salvar pessoas, salvar animais. Minha singela homenagem à Lissa Baptista, Eduardo Braune, Karla Dantas, Klaus Denecke Rabello, Andrea Lambert, Ana Maldonado, Projeto Pêlo Menos e tantas outras pessoas anônimas que salvaram e continuam salvando vidas, humanas ou não.

23 de janeiro de 2011

Reaprendendo com o desapego


Há quase 3 anos atrás, quando vim para este apartamento no Cosme Velho (RJ), minha proposta era não acumular nem matéria, nem sentimento. Demorou até eu ter uma cama, na verdade um colchão de ar - que eu adoro! Nada de televisão, para não me distrair. Comprei um fogão, que nunca liguei, nem usei, acabei dando. Ficava encantada ao ver as paredes brancas em contraste com a rede rosa e o tapetão colorido. Há mais de 1 ano, enchi a casa de coisas; se preciso delas ou não, não tenho bem certeza. Seja como for, depois dessa tragédia toda na Serra do Rio de Janeiro, lugar que conheço e no qual depositei muitos dos meus sonhos mais jovens, volto a ter mais fortemente esse desejo de desapego. Hoje retirei muita coisa da casa. Aos poucos as paredes aparecem de novo. Na cozinha, que ainda permanece sem fogão, deixarei apenas as peças utilitárias, alguns talheres, minhas queridas facas, a geladeira, meia dúzia japonesa de 5 livros de gastronomia - apesar de não mais cozinhar. O sofá...acho que não preciso dele, ocupa muito espaço - não sei onde estava com a cabeça quando o comprei. Na próxima semana, vou comprar grandes organizadores, para guardar meus pertences, para a mudança que estou planejando. A próxima casa, com bastante calor e claridade, prometo, terá paredes nuas, poucos objetos, o essencial para se viver. Assim vou amadurendo.

Music (5)

20 de janeiro de 2011

Em busca de heróis (1) : The Cape

Mobilização contra a Revisão do Código Florestal

A revisão foi aprovada por uma comissão "especial". Em março de 2011 será votada no Plenário da Câmara, em seguida irá para o Senado e daí será a tragédia anunciada, assinada e decretada. Temos que mobilizar nossas redes e tornar a questão visível. Não podemos aprovar tal sandice. Não podemos compactuar. Nossa omissão nos torna responsáveis, juntos com gestores públicos, das tragédias que acontecem todos os anos. Veja abaixo o que nosso país quer aprovar (fonte: Folha de São Paulo). Eu não concordo com isso, e você? No Twitter, comecem a usar #ContraRevisaoCodigoFlorestal . Espalhem no Facebook. Vamos mobilizar a imprensa. O cidadão tem poder para mudar isso. Acreditem!


18 de janeiro de 2011

Final de tarde: do Rio de Janeiro para a Serra

Você vai ficar linda de novo :o)

Bodisatvas


Cada um de nós possui no interior a iluminação de um buda 
e a coragem do bodisatva.

Neste tempo, repleto de desafios, vamos levantar e agir. 

Grandes bodisatvas doam todas as coisas que se necessita na vida sem má vontade, sem desejar recompensa, sem esperança de prosperidade ou felicidade mundanas. Eles livram a mente do pensamento errante e bem meditam na verdade, porque aspiram a beneficiar todos os seres e claramente perceber a natureza verdadeira de todas as coisas. [...]Leia+ no Samsara

17 de janeiro de 2011

Metrô RJ e Viva Rio fazem arrecadação: participe !


11 estações do Metrô Rio vão recolher doações para os desabrigados da Região Serrana. A iniciativa faz parte de uma parceria com a ONG Viva Rio. Você pode doar água, alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal nas Estações Carioca, Central, Largo do Machado, Catete, Glória, Ipanema/General Osório, Pavuna, Saens Peña, Botafogo, Nova América/Del Castilho e Siqueira Campos. O Metrô Rio também fez a sua doação para a campanha. Foram doados R$10 mil reais em mantimentos. Você pode fazer sua doação até o dia 11 de fevereiro. Segundo o site da Defesa Civil, a Região Serrana tem até o momento aproximadamente 6.050 desabrigados. Não deixe de participar da campanha e fazer sua doação. Seja solidário!

16 de janeiro de 2011

Para onde vai Leão ?



Comissão Especial de Proteção Animal da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro resgata Leão, o cão que não abandonou a dona morta nas chuvas na serra do Rio. Leia+

13 de janeiro de 2011

Esho Funi


Inseparabilidade da vida e seu ambiente: essa é uma das raras lições que guardei dos tempos de prática do budismo de Nitiren Daishonin. Leia sobre esse conceito aqui. Quem sabe agora comece, de fato, a transformação dos seres humanos em busca da harmonia consigo e com o meio em que vivem.

11 de janeiro de 2011

Década de Ouro do Esporte no Rio de Janeiro

Começamos com os 5º Jogos Mundiais Militares do CISM, os Jogos da Paz, em Julho. Numa das provas, o pentatlo aeronáutico, pilotos sobrevoarão o único hangar de zeppelin no mundo, na base aérea de Santa Cruz. Leia+


Não encontrei o nome do autor da foto,
mas a fonte foi o site Almanaque da Comunicação.

É ou não é...montagem?


Enviado ao Olhar Nômade por Paula Medeiros.

3 de janeiro de 2011

1 de janeiro de 2011

O Natal passou, mas vale muito a pena ver !

Agradecendo 2010



O novo ano chega e a primeira coisa que fazemos é a lista com as metas. Mas e a lista de agradecimentos ao ano que  passou? Esquecemos, não é? Agradeço por mais um ano de vida, cheguei aos 40! Agradeço por um ano sem doença, a vesícula quase me levou ao hospital, mas consegui despistá-la - em 2011 prometo cuidar dela. Agradeço por mais um ano de muito trabalho, muitas oportunidades. Imagina que dei 2 palestras e 1 workshop sobre assunto do qual gosto: Redes Sociais. Publiquei apresentações no Slideshare, entrei em contato com pessoas do Facebook (Dennis Yu e Clara Shih). Saí do trabalho de 4 anos, comecei a trabalhar em casa, ingressei em dezembro num novo trabalho - tudo isso mantendo um trabalho paralelo na Livraria Timbre e cuidando de clientes nas redes sociais. Nossa, trabalhei na primeira eleição 2.0 do Brasil, emiti opinião, conheci pessoas de atitude, pessoas políticas, visitei mais comunidades, conheci outras realidades - nunca participei de tantas feijoadas e pagodes na minha vida, detalhe: detesto pagode. Mais uma vez ajudei a divulgar Betinho, mais uma vez me engajei em dizer que acredito no Brasil, o país do futuro como disse Stefan Zweig. Fiz uma prova para o doutorado! Fiquei longe da minha família - triste, mas são as circunstâncias atuais, não posso me culpar por isso. Estive perto de outras famílias, participei da alegria e da tristeza delas. Muitas vezes fui feliz, em outras nem tanto. Mas a vida é assim mesmo! Agradeço pela vida ter me amadurecido e estar me preparando para uma nova fase. Depois dos 40, definitivamente deixamos a Terra do Nunca, acaba a infância, Sininho fica para trás. Agora é para valer: gerar resultados, fazer o trabalho bem feito, mudar para uma casa nova, comprar o carro, encontrar o meu cachorro, comprar um iPhone, migrar para um Mac, voltar à cozinha e trabalhar com minhas facas, viajar mais, respirar mais, exercitar mais o corpo, transpirar felicidade. O mais importante de tudo: ser eu mesma - ética, comprometida, trabalhadora, justa. Que os deuses me concedam saúde e sorte, mais uma vez. Que venha 2011 !

Roma

Aproveitei o Ano Novo para assistir a 1ª Temporada.