17 de agosto de 2011

Passado, Presente e Futuro: o rio

Apesar da vida nos fornecer todos os elementos para o aprendizado, nem sempre este é imediato. Por exemplo, aprendi sobre a vida e o tempo com o rio e as palavras sábias de Rita Braune: "olha o rio, Nélida, passado, presente e futuro. O futuro está vindo, aqui é o presente, e o passado está lá." Guardei isso para a vida. Sempre ignorei o passado, nunca pensei no futuro e o presente desaparecia debaixo do meu nariz. Outro dia, no meu mural do Facebook, relembrava dos tempos de Netscape, o primeiro navegador de internet que usei na vida. Uma designer de interação muito sábia comentou o seguinte: "O passado e o futuro não existem, o que importa é o presente, o agora." Achei estranho, fiquei quieta e não escrevi nada. No final de semana, fui para Rio Bonito de Lumiar para encontrar o Rio Bonito. E ele me disse: "Se não houvesse passado, o que seria o presente, o hoje? Se não houver presente, o que será do futuro?" Assim, aprendo com o passado, o presente e o futuro, tal como Sidarta, no livro de Hermann Hesse, ouvindo o OM do rio.

Um comentário:

Rita Braune disse...

Nelida,

Que belo texto, bela imagem e bela reflexão.
Sou grata ao universo por ter você por perto e sua amizade.
Obrigada pelas palavrase pelo seu apoio.

Bjsssssss