31 de março de 2010

Templo de Dendur

Entre Setembro e Outubro de 2003, visitei a cidade de Nova Iorque pela primeira vez. Período Pós-11 de Setembro. Um dos deslumbramentos da cidade está dentro do The Metropolitan Museum of Art: o Templo de Dendur. Sinto como se fosse agora, a falta de ar que me deu ao entrar neste espaço claro, fresco e silencioso. Eu tinha deixado a máquina fotográfica no guarda-volumes e imediatamente tive que retornar para buscá-la. Não está nesta foto, mas as guardiãs deste templo são algumas sobreviventes do tempo: 6 das 600 estátuas de Sekhmet que habitaram a cidade egípcia de Karnack, durante a Dinastia de Amenófis III. Tirei esta lembrança de viagem do baú por ocasião das férias de Admario Braune, que está em visita à cidade de Nova Iorque. Para Admario, desejo uma excelente viagem !

Dessert

Não é o deserto.
É pão-de-ló com creme chantilly e figos frescos.

28 de março de 2010

A Noviça Voadora

Vocês lembram dela?

Música no Museu

O que é Música no Museu?

Música no Museu é a versão brasileira do que acontece nos museus de maior expressão no mundo: Metropolitan, MoMA, Guggenhein, Louvre, Picasso, Montmartre , Gulbenkian , Prado, etc. que, a par de suas atividades principais nas artes plásticas, dedicam amplos espaços à música como elo entre as artes plásticas e os seus próprios cenários trazendo-lhes um ganho considerável na sua densidade cultural.

Música no Museu é uma série de concertos gratuitos que busca privilegiar a música de boa qualidade, sem distinção de procedência, escola ou época, da música medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros, de Bach, Beethoven, Mozart e Debussy a Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Astor Piazzolla e Gershwin, já que todos passaram pelos seus palcos , na interpretação dos melhores solistas, grupos brasileiros e alguns internacionais.

Fonte: Maria Eugênia Lima e Site Música no Museu

27 de março de 2010

Filmes 8mm

Adoro olhar. Olhar pessoas, paisagens, livros, bichos, idéias. Em minhas andanças por Ipanema, descobri no Luzes da Cidade, esta parede parcialmente revestida de...filmes 8mm. Não é uma idéia original e interessante? Além de encontrar colunas revestidas de filmes 8mm, você pode garimpar catálogos e livros raros lá. Recomendo a visita. Luzes da Cidade fica na Rua Visconde de Pirajá, 605 - Loja O - Ipanema - Rio de Janeiro. Vi um livro do Krajceberg...fora de catálogo. Corra lá!

Tcharammm...

Uma cozinha!

Cal Lane (1)

Arte de tirar o fôlego.
clique aqui e veja mais.
Material enviado por Leila Vogel.

26 de março de 2010

Adivinha o que tem aqui dentro?

Amanhã eu mostro!

A Teia do Twitter

Das muitas ferramentas para o Twitter, achei esta, que é interessante porque nela visualizamos a teia das redes constituídas. O programa que faz esta medição é o Twitnest.

24 de março de 2010

Airplanes (8)

Adorei o cabideiro acima!

Comer, Rezar e Amar...por Karina Kovalick

Adoro o blog Sushi de Banana, de Karina Kovalick, publicado no O Globo OnLine. Lá encontro as novidades do outro lado do mundo, do Oriente. No espírito de Comer, Rezar e Amar, que chegará aos cinemas em Agosto, Karina publica em seus "Arquivos de Viagem", a estadia em Ubud. Veja aqui e aproveite a trip.

23 de março de 2010

Japan Trains

A idéia de pintar os vagões de trem pegaria bem aqui no Brasil, onde os trens são horríveis. Acho que o mais bonito foi o Trem de Prata, que fazia o trajeto Rio-São Paulo. Nos vagões acima, imagens do Ultraman, alguém aí lembra? Adoro rememorar: me faz perceber que os anos passaram e eu vivi! Para mais trens, clique aqui e boa viagem!

22 de março de 2010

New York City Polaroid Project

Tenho uma memória muito alegre das máquinas Polaroid, fotos instantâneas, lembram? Hoje, via Twitter, tive acesso a este projeto de fotos tiradas da cidade de Nova Iorque em máquina Polaroid. Quando estive na cidade, depois do 11 de Setembro, tirei fotos das mesmas placas acima, achei-as curiosas. Visite o projeto e veja outras fotos: NYCPP.

21 de março de 2010

Taberna Alpina Escondidinho

Domingo foi dia de passeio OffRio. Fomos para Teresópolis. A serra é maravilhosa, Serra dos Órgãos, muito sinalizada, principalmente no que diz respeito ao monitoramente de animais silvestres que atravessam a estrada. Os motoristas são lembrados de que quatis, micos, jaguatiricas e outros animas podem cruzar a pista a qualquer instante. As placas pedem atenção para evitar o atropelamento. Estamos mais conscientes? Tomara. Depois do passeio todo, hora do almoço! Comida alemã. Matei meu desejo de comer Chucrute Garnie. Leila e Rita lembraram da Taberna Alpina. Uma delícia de lugar. Recomendo! Rua Duque de Caxias, 131 - Travessa Portugal-Teresópolis, Rio de Janeiro. A fachada do anexo Escondidinho me lembrou um restaurante que conheci na Argentina, a Casita Suiza.

Uma aeronave do futuro

Adoro aeronaves. Assistam o vídeo enviado por Admario Braune para o Olhar Nômade.

Ayrton Senna do Brasil

Ele hoje faria 50 anos.
Ele ainda inspira o Brasil e os brasileiros.
Deixe uma mensagem no Senna50.

19 de março de 2010

Tweet...Twitter

Estava hoje a andar pelas redondezas de um dos meus trabalhos, em Botafogo, quando passou um homem a vender este passarinho. Não tive dúvidas. Quero um! Carrego comigo agora. Custou apenas R$5,00 e é uma graça. Detalhe: ele faz tweetsssss. Quis tanto trabalhar com redes sociais, o Twitter, que até na rua ele me cai ao colo. Então, você já tuíta?

Ipanema Square - Subway

Fico encantada com essa imagem do metrô. Afinal, adoro Buenos Aires e São Paulo, mas estou no Rio de Janeiro!

18 de março de 2010

Dente-de-Leão

Theodoro (3)

Nesta semana, tive a triste notícia de que meu querido companheiroTheodoro morreu. Vivemos juntos durante um ano, até o dia em que reencontramos sua antiga família. Foi uma aventura e tanto, contei a história aqui no Olhar Nômade. Perder pessoas me causa dor, mas perder companheiros de alma me causa mais dor ainda. Muitos animais que viveram próximos a mim foram mais humanos do que muitos humanos que conheço. Cães, gatos, vacas, bezerros, gansos, cabras, ovelhas, cavalos - criaturas especiais. Para a maioria das pessoas, falar sobre isso e sentir isso é perda de tempo. Para mim, não. Conviver com animais e árvores é uma história de vida. Se eu pudesse, daria a vida para ter meu amigo de volta. Descanse em paz, meu querido Theodoro!

17 de março de 2010

16 de março de 2010

Se der apagão...

Velas de 5 minutos. Para sair do escuro! Fonte: Poketo

Desapego (3)

Abandonar a fixação é efetivamente um processo de aprender a ser livre, porque cada vez que deixamos ir alguma coisa, ficamos livres disso. Qualquer coisa a que nos fixamos nos limita, porque a fixação nos faz dependentes de algo além de nós mesmos. Cada vez que abandonamos algo, vivenciamos um outro nível de liberdade.
Traleg Kyabgon Rinpoche
Tricycle, outono 2004
Namastê !

Sergio Rodrigues (2)

Poltrona Diz 2001

15 de março de 2010

Arte de Ana Couto Branding & Design

Conheci o trabalho e Ana Couto recentemente, numa campanha que ainda não foi a público. Visitei o site e digo, um novo conceito, design, forma de trabalhar com o cliente. Morri de inveja branca. Confiram! Ana Couto, clique nesse nome! Vocês vão amar o site dela.

14 de março de 2010

Syrah Grenache

A primeira vez que experimentei a uva Syrah foi no restaurante Gustavino's de Nova Iorque. Quem me levou lá foi minha amiga Fabiana Esteves. Esse restaurante maravilhoso fica na ponte Queensboro e revela um conceito inovador de utilizar lugares inusitados para receber pessoas. A construção é muito bonita, vale a pena visitar o site - link no nome do restaurante. Voltando à uva, a Syrah virou a paixão da minha vida, em momentos especiais, uva Syrah. Ontem, tive o prazer de experimentar um vinho muito bom: Laurent Miquel - Père et Fils - Syrah Grenache - 2007, pérola descoberta por Rita Braune. Eu adoro as uvas cultivadas nos continentes novos: África, Oceania, América do Sul, mas o francês me surpreendeu. Fica a dica deste vinho, que pode ser encontrado no supermercado Zona Sul. Não é dos mais baratos, mas ninguém vai morrer disso, vai? Afinal, experiências gustativas e sensoriais não tem preço!

Jockey Clube Brasileiro

Ver os cavalos no Jockey Clube Brasileiro é sempre um prazer! Corridas com o Cristo Redentor e o Jardim Botânico de fundo. Uma das maravilhas do Rio de Janeiro. Conheça a história do hipódromo da Gávea aqui.

12 de março de 2010

Sergio Rodrigues

No Rio de Janeiro, há vários endereços especiais.
Um deles é a Rua Conde de Irajá nº 63.
Atelier de Sergio Rodrigues, que estava na porta quando passei.

O dono da cabeça Playmobil é Rodrigo Pereira

Outro dia, publicamos aqui uma das cabeças playmobil expostas em Botafogo. Não sabia quem era o autor. Agora sabemos: Rodrigo Pereira. Vale a pena conferir os outros trabalhos do Rodrigo, que se destaca pela interferência no urbano ordinário.

Suspiros à moda de Leonor de Sousa Bastos

Clique aqui para ter a receita.
Eu fico satisfeita em comer com os olhos.

11 de março de 2010

Surpresa nas ruas do Rio de Janeiro

Na esquina da Rua das Palmeiras com Voluntários da Pátria, em Botafogo, há um moço que vende "ferro velho", ele se chama Ripão. Ontem de manhã, ele estava com essa panela especial, vinda de Teresópolis. Não resisti e fotografei. Será que ainda estará lá?

IronMan

Mais uma aventura:

10 de março de 2010

Pereira

Por um curto tempo em minha vida, eu subia e descia por uma estrada muito cheia de pedras, que me conduzia a um lugar mágico. Em minhas idas e vindas, encontrava animais no caminho, que de tanta beleza, ofuscavam minha visão e eu imaginava não tê-los visto. Pensava ser ilusão as raposas prateadas, as corujas, os ouriços e outros bichos. Doutra cosa que me lembro, da subida das pereiras. As peras selvagens e seu perfume me lembram verão e me lembram também infância. Portanto, ao subir a estrada das pereiras, eu transpunha a ponte do tempo e atravessava um portal para a inocência. Colhia as peras e preparava-as na panela com vinho tinto, canela, noz moscada e açucar. Algo engraçado nessa fixação pelas peras era o desejo de ter meu sobrenome português substituído pelo dos patrícios cristão novos: Pereira. Mas não consigo imaginar Nelida Pereira. Ou será que combina? Não é justo trocar um nome, se em parte de minha origem corre sangue transmontano, galego, flaviano. Ave Caesar e Ave Pereiras! Outra paixão que daria sobrenome é a figueira, mas essa é uma outra história. Concluo: cada um de nós carrega um baú de histórias.

Idéia Prática

Na hora do aperto, um balde em aço galvanizado com um suporte vira uma geladeira rústica e charmosa. Idéia do blog Pão de Ló, da revista Casa e Jardim. A fonte original é o site Do it Youserf.

9 de março de 2010

Horses (5)

Sempre em movimento!

Visões Aéreas: Nova Iorque

Link enviado por Maria Eugenia C. Lima para fazer um vôo sobre Nova Iorque. O site é da empresa Pixel Case. Particularmente, adoro paisagens aéreas e ainda há o som do vôo, bem suave. Visitem!

8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

Sempre achei a foto de Robert Capa, com Picasso protegendo a mulher sob o guarda-sol, uma imagem delicadíssima, tal como nós, mulheres. Sempre pensei também: Picasso amava as mulheres, Picasso odiava as mulheres, Picasso não vivia sem suas mulheres. O mundo não sobreviveria sem as vidas que as mulheres carregam em si. Só por isso tudo, à vida, parabéns para nós!

7 de março de 2010

Noite de Oscar

Seguir o Twitter da Revista LIFE (@LIFE) é reencontrar momentos da história do mundo. É rever acontecimentos, reler, descobrir registros fotográficos relevantes. Twitter é tudo isso: informação, memória, mobilização. Para a noite especial de hoje, quando acontece a Cerimônia de Entrega do Oscar, a revista LIFE fez uma seleção chamada Classical Oscar Photos: The 1950's. Nessa galeria de fotos, destaco a nossa inesquecível Audrey Hepburn, ser humano iluminado que, além de dar prazer aos olhos, levou esperança aos povos quando embaixadora da ONU. Se relembrar é viver, LIFE é VIDA.

Sunday

I wanna have sunday on monday

Eu adorava essa série...

pena que durou pouco...talvez O Sistema fosse fora do sistema. Veja o primeiro episódio:

6 de março de 2010

Canyon do Rio São Francisco

Foto enviada para o Olhar Nômade por Maria Eugenia C. Lima - Canyon do Rio São Francisco, entre os Estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia e Sergipe. As belezas do Brasil que poucos brasileiros conhecem.

Mobi - In my Heart

Always love in heart...for all

4 de março de 2010

Saiba como foi o InNet Evento

Para saber como foi o evento realizado em Laranjeiras, clique no InNet Evento. Para adiantar, um dos destaques que dei para exemplificar o uso do Twitter foi o fluxo de informação sobre os usuários do Twitter e a linha do tempo da Mobilização de Pessoas: campanha presidencial de Barack Obama, eleições no Irã, terremoto no Haiti, terremoto no Chile e o envio de mensagem do espaço. No post do evento, estão os links para a minha apresentação e o vídeo de Rosana Hermann (@rosana) que exibi. Na ocasião do InNet, entreguei uma pesquisa para ter a avaliação sobre o Overview Twitter. O objetivo é preparar um curso em 3 módulos para treinar e capacitar usuários para o uso do Twitter. Caso haja interesse do leitor, deixe seu e-mail no comentário para que eu possa enviar a informação sobre o curso ou palestra. Agradeço a Isabel Vidal e Claudia Sardinha pelo convite para participar do #InNet.

2 de março de 2010

Criativo + Coletivo = Kreatori

Uma das gratas surpresas do evento InNet, que aconteceu no último domingo, foi conhecer um dos trabalhos de Fabiano Cafure: o YouTube Cultural - uma seleção de excelentes vídeos de arte. Olhar Nômade recomenda a visita e a participação. Clique aqui.

1 de março de 2010

Twistoria de Rosana Hermann

Sigo @rosana, a Rosana Hermann, e recentemente descobri as Twistorias que ela publica no Youtube. Essa aqui embaixo é apenas uma mostra.

Erik Satie para iniciar a semana

A música de Satie provoca uma limpeza
na alma e no coração.
Além de despertar alegria de viver.
Experimente!