28 de dezembro de 2009

Melody Gardot como trilha sonora

para a estrada de Olhar Nômade. Não deixe de assistir. A dica foi de São Reino, colaboradora do blog Obvious.

Um curto espaço de férias!

Olhar Nômade pega a estrada nesta semana! Vamos para o campo. Será um curto período de férias. Voltamos no dia 4 de janeiro de 2010. Desejamos uma bela passagem de ano para todos. Até a volta!

25 de dezembro de 2009

Minha Caderneta Nova

No post anterior, mencionei uma caderneta que ganhei. Na verdade, é um livro artesanal que merece destaque. As cadernetas-livros são feitas por Canteiro de Alfaces, de forma artesanal, tanto que são seriadas, a minha é a S.09/2009 - exemplar nº 02/20. Um luxo que me acompanhará todos os dias. Visitem o site e descubram as outras peças.

Presentes Criativos

Alguns dos presentes criativos que ganhei neste Natal: cartão interativo, relógio Summer of Love - adorei a cor verde melão, caneta multicolorida e uma caderneta mágica para as anotar o que acontece no mundo e trazer a informação para os blogs. Presentes de Admario e Rita Braune. Obrigada, adorei todos!

23 de dezembro de 2009

Metas 2010

Um dos meus desafios de vida (e não são poucos) é economizar dinheiro. Pensando nisso, encontrei nas Lojas Americanas, em frente ao Shopping da Gávea, este cofrinho-ovelha. Achei uma graça, além de ser muito muito prático. Sabe quanto custou? R$3,99.

22 de dezembro de 2009

2010

Quando eu era mais nova, eu fazia as contas e concluía que no ano 2000 eu teria 30 anos de idade e que provavelmente não viveria até lá. Como eu era criança, achava 30 anos muita coisa. O ano 2000 passou e eu cheguei nele vivinha da silva. Agora, avancei mais 10 anos e muita coisa mudou. Fico pensando que a infância passou, a maturidade chegou, batendo em minha porta com muita calma. Sou mais sábia para algumas coisas, muito teimosa para outras. Mas, acho que estou mais inteligente do que antes...2010 será um ano especial. Um ano decisivo que começa em 14 de fevereiro, segundo o horóscopo chinês. Meu compromisso é desenhar, finalmente, minha vida da forma como quero chegar aos 50 anos. Vivi, sofri, levantei, dei a volta por cima e encontrei a felicidade...em mim. Ainda não rompemos o ano, mas desejo desde já um excelente 2010 para todos e todas que acompanham o Olhar Nômade, que acompanham a mim, Nelida Capela. Desejo que todos realizem seus desejos, troquem suas energias, aprendam mais sobre si e sobre os outros e que iluminem a felicidade interior, a tal da Felicidade Interna Bruta que tanto divulgo aqui. A imagem que me ocorre é o carrossel, sempre. Da infância à idade adulta, sem perder a ternura, a pureza, mas com muita garra...de leão!

21 de dezembro de 2009

A Visita de Maria Eugenia

Ontem, na correria do trabalho na Livraria Timbre, recebi a visita de uma de minhas alunas: a Maria Eugenia. Além de trazer exemplares do livro Babá o Bassê Engraçado e sua Turma, Eugenia me trouxe um Regalo de Navidad: uma linda caixa de sabonetes. Além de terem um aroma maravilhoso (mel, côco e amêndoas), estes sabonetes provém da querida Terra Argentina! Ohhhh, maravilha! Adorei, Eugenia!!!! Muito obrigada!!! Visitei o site para conhecer a loja, convido os leitores a fazerem o mesmo. Clique em La Pasionaria. Aproveito a ocasião para dizer que estou com exemplares para venda do livro do Babá - uma excelente sugestão para dar de presente de Natal para as crianças e para quem mais gostar de cães. Para saber mais sobre o livro, leia o post do Lector in Fabula As Aventuras de Babá. Se desejarem obter o livro, deixem um comentário que providenciaremos tudo.

Detalhe da Árvore de Natal da Louis Vuitton Rio de Janeiro

Foto de Rita Braune.

20 de dezembro de 2009

Louis Vuitton X-Mas Tree

Descoberta deste domingo: a recém inaugurada Árvore de Natal da loja da Louis Vuitton da Garcia D'Ávila. A árvore foi toda feita com peças confeccionadas por jovens do projeto Spectaculu - Escola de Arte e Tecnologia. Nós, cariocas, somos muito criativos mesmo, hein!!!!
Foto de Rita Braune.

18 de dezembro de 2009

Cirque du Soleil

Olhar Nômade parabeniza Rejane Werlang pela nova conquista profissional: fazer parte da equipe de chefs do Cirque du Soleil! Rej, desejo muito sucesso neste novo desafio!

Childhood (4)

Velocípede Avião !

Bazar (1)

Da minha querida amiga Maria Claudia. Peças customizadas por essa moça talentosa. Altamente recomendável. Somente dias 19 e 20 de dezembro. Acessem o blog aqui para obter as informações.

17 de dezembro de 2009

Louis Vuitton (1)

Com meia dúzia dessas malas Louis Vuitton eu me sentiria completamente nômade, aliás, viveria completamente nômade.

16 de dezembro de 2009

Magioska

Ilustração de Fernanda Guedes
Batizada de Magioska, a exposição coletiva que acontece do dia 7 de dezembro ao dia 9 de janeiro, mostrará não só ilustrações como também alguns objetos inspirados pelas Matrioshkas, as tradicionais bonecas russas. O evento acontece na galeria Pop, e essa é a primeira mostra da qual participam artistas da galeria online Magenta (http://www.galeriamagenta.com.br/), criada e comandada pela ilustradora Fernanda Guedes.
O Objetivo dessa exposição é mostrar o trabalho de um grupo de representantes da cena artística contemporânea, com traços bastante diferentes entre si, além de comercializar obras originais, gravuras, serigrafias, Gicléés (impressões a jato de tinta a partir de uma imagem digital) e cópias digitais.
Ilustradores que participam da exposição:
Fernanda Guedes trabalhou para clientes como Suzuki, PH Arcangeli, Dryzun além de agências de publicidade e publicações nacionais e internacionais. Seu traço marcante ficou bastante conhecido na abertura do Programa Saia Justa, do canal GNT.
Hiro Kawahara cria ilustrações para as toalhas de bandeja do Mc Donald's. Em Magioska ele apresenta seus trabalhos mais autorais, sem perder o humor que o caracteriza. Carlo Giovani, se identifica com o pseudônimo de Sen Hesse. Desenvolve o projeto Canhoto, no qual cria um mundo estranho em que o sistema e o capital giram em torno do erotismo e da gastronomia.
Leo Gibran atendeu clientes como Coca-Cola, Ford, Microsoft, AmBev, Unibanco, Bradesco, Banco Real e MTV. Samuel Casal já colaborou com diversas publicações como Superinteressante, Folha de São Paulo, Le Monde Diplomatique, Exame e Die-Gestalten e Fernando Chamarelli, em seu trabalho predomina a mistura de elementos da cultura popular brasileira e da arte indígena pré-colombiana.
Exposição Magioska - De 07 de dezembro a 9 de janeiro
Galeria Pop - Rua Doutor Virgílio de Carvalho Pinto, 297, Pinheiros
De segunda à sábado, das 11h às 18h; aos domingos apenas em dezembro, das 14h às 20h
Informações pelo telefone (11) 30817865
Entrada franca

Mais CADEG

Galpão das flores. Foto de Rita Braune.

14 de dezembro de 2009

No sábado passado

fui cedo à Cadeg.Num intervalinho, comi o verdadeiro bolinho de bacalhau...e não o batatalhau que se encontra por aí. Impossível não fotografar a bandeira da santa terrinha. Viva Portugal!

2010: o ano do Tigre

Vamos começar o planejamento para 2010?

13 de dezembro de 2009

A Verdade de todos os Budas

Então Manjushri perguntou ao Mestre dos Virtuosos:

"Já que aquilo que os Budas compreendem não é nada além de uma única verdade, como eles expõem inúmeros ensinamentos, manifestam incontáveis terras, conduzem ilimitados seres, falam em inúmeras línguas, surgem em infinitos corpos, conhecem incontáveis mentes, demonstram inúmeros poderes místicos, são capazes de fazer tremer infinitos mundos, exibem incontáveis adornos extraordinários, revelam ilimitados e diversos reinos de objetos, embora na natureza essencial das coisas essas diferentes características não possam jamais ser encontradas?"

Clique aqui e veja o que o Mestre dos Virtuosos respondeu.

Sutra Guirlanda de Flores

(Avatamsaka Sutra, livro 10 - Um bodisatva pede esclarecimento)

"Flower Ornament Scripture"

Fonte: Blog Samsara

11 de dezembro de 2009

Direto do Twitter para o Olhar Nômade

O Twitter na vida real. Fonte: MidiaBoom

Chuvas no Rio de Janeiro

Nós, cariocas, estamos há quase uma semana convivendo com chuvas torrenciais. Eu, como muitos sabem, detesto chuvas. Na verdade, tudo que é demais me enjoa. Questão de equilíbrio. Mas ontem, vi uma cidade em caos. Saí da Livraria Timbre por volta das 22:30 e na rua reinava quase um pânico. Na entrada da Marquês de São Vicente, Gávea, havia muita água. Os carros quase não passavam. Muita gente na rua querendo sair dali...em táxis...que não vinham. Quando consegui um táxi, vi o trânsito na Rua Jardim Botânico, na Mário Ribeiro, na Bartolomeu Mitre, na Avenida Niemeyer, na Lagoa Rodrigo de Freitas e na Visconde de Albuquerque um choque: o canal transbordou. Fiquei pensando, o mundo não vai acabar, nós estamos acabando com ele. A COP 15 rolando e nós, cidadãos, aqui sofrendo as consequências do poder. Hoje, o tempo está melhor. Tomara que faça um sol. Para ilustrar a alegria pós-chuva, publico esta imagem que encontrei na internet: guarda-chuvas coloridos, com mensagens de mobilização e o sol refletido neles.

10 de dezembro de 2009

From Samsara Blog

Como é a prática de doar alegria dos grandes bodisatvas?
Nela, os bodisatvas são doadores generosos, concedendo o que quer que tenham com uma mente imparcial, sem arrependimento, sem esperança de recompensa, sem buscar fama, sem ambição por bens materiais, mas apenas para resgatar e proteger todos os seres vivos, para abraçar todos os seres com seu cuidado, para beneficiar a todos e para imitar a prática original de todos os Budas, lembrar a prática original de todos os Budas, se alegrar na prática original de todos os Budas, se purificar na prática original de todos os Budas, desenvolver ainda mais a prática original de todos os Budas e expor a prática original de todos os Budas, para que todos os seres sencientes tenham alívio da dor e sofrimento e alcancem conforto e felicidade.
Sutra Guirlanda de Flores(Avatamsaka Sutra, livro 21 - "As Dez Práticas")

Moda também é...

trangressão?
Repararam no detalhe da bolsa?

Moda é um negócio engraçado...

você lembra deles?
Pois é, parece que estão voltando...pelo menos lá fora.

9 de dezembro de 2009

Acho que eu vi...

um gatinho.

Tempo Tempo Tempo

Quando eu tinha menos idade, tinha mais tempo para desfrutar da vida, mas sem saber como. O tempo foi passando e eu aprendendo a conviver com ele. Depois dos trinta e cinco, abandonei o relógio. Com mais idade, mas ainda pouca o suficiente para saber como desfrutar da vida, procuro pelo tempo a cada esquina, tentando não perdê-lo de vista. O tempo é um grão de areia que cai-me das mãos e perde-se no deserto. Quando vou aprender a reter Cronos, sem guerras, mas com a harmonia de uma sábia? PS: este post é uma breve reflexão particular sobre o tempo, que em duas semanas fugiu de mim e se refugiou no outro lado do planeta. Talvez na próxima semana ele volte a me encontrar.

4 de dezembro de 2009

Adoro dar aulas !

Apesar de ser uma mulher multi, assim como tantas outras mulheres do nosso tempo, da década de 70 especificamente, ou seja Geração Y ou X ou Z, por formação digo que venho das Letras, filha da Puc com muito orgulho! Lembro como se fosse hoje: eu estava na sala de aula do Instituto Padre Leonardo Carrescia, colégio de freiras, mas com nome de padre (vai entender...), na aula de Matemática do Professor Federico Manfredi. A aula seguia sobre a carreira que cada aluno escolheria, ele perguntava: - Vai fazer o que fulano? Quem conhece minha história familiar sabe, venho de um território de comerciantes. Na minha vez disse: "Letras". -Letras? Mas seu pai vai te matar, minha filha! Sua área é administração, Economia! O Professor Manfredi conhecia meu pai. Não obedeci, claro! Comecei como aluna da Licenciatura Português-Inglês. Depois de um período de tédio, resolvi passar para a Tradução. Novo tédio, voltei para a Licenciatura e me formei com duas habilitações: Bacharel e Licenciada. Nunca quis dar aulas. Ao longo do tempo, fui aprendendo a passar conteúdo para as pessoas. Mas confesso, essa tarefa não é fácil, não! Muitas vezes me arrependi de não ter seguido a Economia ou a tal da Administração. Mas sabe de uma coisa, minha escolha não tem preço - aprendo a fazer gestão de algo que não pode ser medido: Inteligência Emocional. Nunca tirei minha carteira do MEC - não servia para nada mesmo. Mas hoje dou aulas...também. Além do meu trabalho numa Rede do 3 Setor, faço freela numa maravilhosa livraria na Zonal Sul do Rio de Janeiro e tenho 03 alunas queridíssimas. Primeiro foi a Vanda, mãe da Rô. Depois veio a Bibi, mãe da Bia. Agora conhecia a Eugênia. Nossa disciplina: juntar tecnologia com o conteúdo das pessoas, ou seja, emoção! Tenho aprendido mais do que ensinado. Esse é o melhor trabalho do mundo. Minha meta, ter tantos alunos e ter mais tempo para dedicar. Hoje não uso o quadro negro, tal como aprendi na universidade. Uso a tela de computador. Mas as pessoas continuam as mesmas, graças aos deuses.

3 de dezembro de 2009

Conheçam o trabalho de Sandra SIgnoretti

a partir de 4 de dezembro.

Há um concurso rolando...quer participar ?

Pois é, recebi a informação de uma amiga, a Rosi, e vi o post da Patricia Baldarelli sobre a campanha, no blog Crescendo Novas Idéias. Achei interessante divulgar para a turma que tem talento em design, pois eu não tenho algum. Vale a pena visitar o hotsite da campanha Minha Kenner, ver os modelos já customizados, votar e até criar o seu próprio modelo. Curta essa aventura. Crie, sem medo de ser feliz ! Eu já tenho um modelo preferido, mas não posso dizer...

1 de dezembro de 2009

Assista Julie e Julia

Ontem, assisti Julie&Julia, um filme delicioso...em todos os sentidos. Meryl Streep maravilhosa, como sempre. As receitas muito boas, a caracterização dos fraceses idem. As observações gastronômicas são reais, quem não passou pelo conflito de assassinar uma lagosta? Lembro da primeira vez que li Paul Bocuse, na receita da enguia - primeiro você precisa aprender a segurar uma e depois matá-la...sem sofrimento. Coisas de cozinha... Outra questão que vem à tona foi a evolução dos blogs, pois a personagem Julia resgata seu self justamente pelo comprometimento em escrever e no desafio de tornar real uma idéia, um projeto. Todos passamos por esse desafio: não falar somente, mas fazer, realizar. Eu diria que uma das dicas mais FIB (Felicidade Interna Bruta) é justamente deixar de blá blá blá e realizar, tornar as idéias concretas. Sugiro, assista Julie e Julia, dê boas risadas, apaixone-de pela arte de apreciar comida e inspire-se. Asseguro a vocês, o filme do ano é este! Uma idéia: leia o livro também.

Corcovado por Augusto Malta

A imagem foi enviada por Rosa Sandra Rocha e mostra o mirante que havia no Corcovado antes do Cristo. O fotógrafo: Augusto Malta. Bom é não perder a memória. Obrigada, Rosa, pela indicação da fonte, o site Alma Carioca.