25 de novembro de 2009

Paixão por Lichias

Lindíssima foto de Daniel Figueiredo, do blog Panela de Cobre.

Segundo Pimentel Gomes em seu livro "Fruticultura Brasileira", no Brasil as primeiras lichieiras chegaram em 1810 procedentes da China e foram plantadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e acredita-se que naquele local ainda haja descendentes destas plantas. Fonte: Dierberger Plantas.

Eu conheci a lichia somente tarde, quando estagiei na cozinha de RS. Depois daquela ocasião, nunca mais me separei das lichias. Plantei algumas que brotaram, uma outra já consegui plantar no terreno de Rita Braune - local propício para o cultivo, onde já existe uma lichieira. Sorte a nossa, daqui a 12 anos poderemos colher os primeiros frutos...ou antes quem sabe? Agora estamos na época delas, final de Primavera, início de Verão. A fruta me lembra os bons tempos de cozinha. A cor me lembra felicidade e gera um desejo de sorrir. Pode haver algo que cause melhores sensações?

Nesta semana, ganhamos de presente, Rita e eu, cachos deliciosos de lichia orgânica cultivada nas terras de Luiza Cortes. Melhor presente do mundo é ganhar algo que cause alegria. Melhor sentimento não há. Obrigada Luiza Cortes pelo presente tão especial.

Sake (3)

Sake Bomb desenhada por Alexander Purcell, inspirada no peixe baiacu e numa mina naval da 2ª guerra. Trata-se de uma garrafa para sake, frio ou quente, que vem com 4 copinhos.

Fonte: Blog Bem Legaus, de André MonteJorge

Em tempos de apagão...

um radinho de pilha não é nada mal.
Fonte: Rosamundo.

22 de novembro de 2009

Werlang Gastronomia

Foi agendado para a última sexta-feira, dia 20 de novembro, o jantar de Rejane Werlang para amigos na casa de Manoel Puoci. Por sorte, eu estava na mesa! A estrela da noite foi o Risoto com Camarões Frescos de Santa Catarina - um luxo. Não fiz foto gastronômica, fiz foto de atmosfera. Fotos de celular, tá?! O evento todo foi numa cobertura que tem a vista para as montanhas, desde o Pão-de-Açucar até Niterói, com a Praia de Copacabana na frente e um manto de estrelas sobre as nossas coroadas cabeças. Nas alturas, peças egípcias, muitas lanternas orientais, maravilhosos livros de Gastronomia, espelho de lareira, cadeiras de Amsterdã, só faltou o tapete voador na cenografia. Manoel tem uma casa linda e recebe os seus convidados com muito carinho. A Chef regala seus convivas com magia. Adorei sentir o peso de uma Le Creuset, 7 quilos sem conteúdo e com tampa. Experimentei especiarias do Oriente trazidas na bagagem de Werlang. De sobremesa, algo que eu adoro: compota de frutas brasileiras com sorvete de abacaxi e côco. Eu não conseguiria imaginar o gosto até experimentar. Novas experiências gustativas... Entre conversas e visitas à cozinha, histórias sobre os povos do Oriente, troca de receitas, tâmaras de presente e excelente companhia. Planos para o futuro da Chef também, entre eles, aulas de gastronomia, serviços de piquenique, almoços em alto mar. Pela noite maravilhosa, shukran (obrigado) !

Botafogo, Botafogo...

fora da zona de rebaixamento, ufa!

21 de novembro de 2009

Feira da Nossa Senhora da Paz - Ipanema

Aproveitando o feriado de 20 de Novembro, sexta-feira, que só acontece no Rio de Janeiro, fui com Rita Braune à Feira da Praça Nossa Senhora da Paz. Eu, por natureza, adoro feiras livres. Adoro sentir os aromas das frutas, das flores, dos legumes, das folhas, dos peixes, das pessoas. Outra coisa que adoro é ver as cores. Ao contrário do que se faz em geral, não tirei foto das melancias, nem das pimentas. Tirei foto das cores das flores e das barracas que trazem coisas diferentes. Uma com os utensílios e outra com os brinquedos. Não pude deixar de experimentar o Pastel do Gostosão, que, me desculpe o pessoal de Ipanema, deixa a desejar. Nesse quisito, venceu o Pastel do Bigode, lá da Feira da General Glicério, em Laranjeiras. Reparei, também, que o carioca gosta de andar na feira, tanto que avistei quatro velhinhos de cadeiras de rodas por lá - acredito que a melhor coisa do mundo é sair de casa e ver pessoas, em qualquer circunstância. Saímos da feira tendo comprado uma deliciosa melancia e um abacaxi, da barraca dos homens que falam inglês, na esquisa da Visconde de Pirajá com Joana Angélica; as peras portuguesas que eu adoro; limão siciliano, da mesma barraca da Gal. Glicério; medalhão de atum, que preparerei no domingo; banana ouro, que me lembra a infância; laranjas para suco; saladas variadas; and last, but not least, dois buquês de cravínias rosas. Então, gostou? Aproveita que hoje tem feira lá na General Glicério!

20 de novembro de 2009

Saiba como foi feito o vídeo Itaú Personnalité Tilt-Shift

Escalas e Perspectivas !

Olhar Nômade indica o blog Werlang Gastronomia

Rejane Werlang foi um dos presentes que tive em 2009 - tive muitos, muitos outros. Aliás, não posso esquecer do sentimento de gratidão que habita a minha morada interior e agradecer ao mundo pela grande aventura da minha vida - aventura com amigos, desafetos, parentes distantes, animais de estimação, belas paisagens, montanhas russas, estradas planas, curvas acentuadas, tempestades e lagos calmos. Voltando ao post, Rejane acaba de chegar de Dubai, do deserto - eu adoro desertos - com a bagagem cheia de receitas e aventuras de uma brasileira do mundo, pois já viveu em Portugal, França, Emirados Árabes e sabe-se lá mais onde. Tenho uma ponta de inveja branca da Werlang, pois ela é a própria nômade. Enfim, Olhar Nômade apresenta Werlang Gastronomia, um blog recém aberto, mas que em tão pouco tempo já seduz pela aventura. Detalhe: reparei que Rejane não coloca acentos nas palavras, nem usa a cedilha...perguntei. Sabe qual é a razão? O laptop de Werlang é árabe! Um luxo isso, não?! Adorei os camelos que Rejane postou hoje no blog e trouxe para vocês - a receita não é de carne de camelo, ok?! Então, quer conhecer a Sherazade Gastronômica? Clique em Werlang Gastronomia e Boa Viagem.

Biscoito Globo (2)

Nesta semana, matei minha curiosidade. Liguei para a PanificaçãoMandarino! Quem me atendeu foi o Francisco Torrão que esclareceu o mistério que rondava a minha cabeça. A imagem que aparece no canto inferior direito da embalagem de biscoito é da...Torre de Belém! Nem Muralha da China, nem o Palácio de Buckingham. Obrigada ao Francisco pelo atendimento tão simpático e agradeço à Panificação Mandarino por manter ao longo desses anos todos a qualidade do biscoito, que faz parte da cultura praiana carioca. Em tempo, visitem o site do Biscoito Globo e conheçam o processo de fabricação.

Feriado: Dia para Olhar o Mundo...

19 de novembro de 2009

Jun Nakao para quem está em Porto Alegre

Estabelecer relações entre topografia humana e novas formas de vestir. Facilitação na compreensão dos princípios lógicos da construção da modelagem e estímulo a criatividade sobre novas formas de vestir. Avaliação de resignificações possíveis através da desconstrução do vestuário. Estudos de referências através da metodologia de dissecação. Construção de maquetes com fragmentos dos objetos de estudo. Criar uma narrativa plástica a partir dos fragmentos e memória do processo - estas são as propostas de Jun Nakao para a oficina "Modelar, Desconstruir e Costurar", que acontece de 23 a 25 de novembro, em Porto Alegre. Saiba mais aqui.

Coffee (1)

Quem me conhece bem sabe, adoro café...sem açucar, que é para sentir melhor o sabor. Fui convidada por uma querida amiga para uma degustação na loja da Nespresso, na Garcia D'Ávila, em Ipanema, Rio de Janeiro. O evento acontece nesta semana. Então, em breve, um post sobre essa experiência gustativa. Não contei, George Clooney é o garoto propaganda da Nespresso, vocês repararam na foto da fachada da loja?

18 de novembro de 2009

Um Bom Dia Diferente

Uma caneca diferente para tomar o café...
Da Rosamundo para o Olhar Nômade.

35 Anos de PlayMobil

Você não vai perder este evento, vai? Clique aqui e acesse o site 35 Anos PlayMobil para obter maiores informações. Aproveite e assista este vídeo da exposição. Ponha o dedo aqui para conhecer a origem do brinquedo.

17 de novembro de 2009

Uma Casa...

No Mar.
Assista essa maravilha.
Enviado por Rita Braune.
Fonte: Why-Yachts

Biscoito Globo !

Ontem, antes do Degusta Rio 2009, peguei um solzinho na Praia de Ipanema. Pela primeira vez em minha vida, reparei que o saquinho de biscoito de polvilho Globo tem desenhos de monumentos do mundo: Torre de Piza, Pão de Açucar, Torre Eiffel e a, o...alguém sabe qual é o monumento à direita no canto inferior? Imagem do N85 de Rita Braune.

16 de novembro de 2009

Degusta Rio 2009

Degusta Rio 2009. Bananas na entrada, como paisagem a Baía da Guanabara, Armazém do cais do porto. Um luxo ter no Rio de Janeiro eventos como este. Pena a pouca quantidade de apoiadores...Mesmo assim, corajosos os que participaram e estavam lá para servir. No Kioske Português experimentei um risoto natural e refrescante feito de arroz com vários grãos, ricota defumada, salsa, nozes. Na Sorveteria Brasil meu sorvete preferido da época: figo com nozes. No Besi Café tomei um café maravilhoso com brownie de chocolate. O pessoal do Slow Food estava lá também, experimentei a tapioca com cacau - delicioso! Fui acompanhada de Admario Braune, Leila Victor, Rejane Werlang, Rita Braune e Rosana Sanchez. Experimentei o bolinho de bacalhau do Admario, o brownie da Leila, a tapioca com recheio de coco e capim limão da Rejane, o acarajé da Rita e o bolinho de jiló da Rosana. Essas foram algumas das degustações do dia! Cai a tarde no Rio de Janeiro. Será que os gestores da cidade conseguirão revitalizar os armazéns do cais do porto tal como fizeram as cidades de Buenos Aires, Nova Iorque e Belém? Tomara.

15 de novembro de 2009

Do blog Samsara direto para o meu interior - talvez também o seu interior

Instruções finais de Guru Rinpoche

Não esqueçam que a vida pisca e então vocês morrem. O que se junta deve se separar, então não briguem nem provoquem disputas. O que é acumulado deve ser abandonado, então não anseiem descontroladamente por riqueza. Agarrar-se é se aprisionar, então não cultivem o apego desenfreado. O que nasce deve morrer, então pensem em sua próxima vida. […] A vida é apenas um empréstimo, ninguém sabe quando não a teremos mais. Aparências são ilusórias, compreendam sua impermanência. Comida e riqueza são como gotas de orvalho, é incerto quando vão desaparecer. […] Inimizade é ilusão, compreendam que isso é um erro.
Guru Rinpoche (Índia/Tibete, séc. VIII)
"The Lotus Born", cap. 36
Post originalmente publicado no Blog Samsara - Visitem !

Details (6)

Quantas cores...

12 de novembro de 2009

Afterworld

Depois do apagão de ontem, vocês precisam assistir isto: Essa série foi feita pela Sony para celulares há poucos anos atrás. Fonte: MDS.

Street Art (4)

Pássaros na Rua Real Grandeza.
Botafogo - RJ

11 de novembro de 2009

Vamos ajudá-los a encontrar um lar ?

Eles foram encontrados em Ipanema, dentro de uma sacola. Veja como adotar um aqui. Fonte: Twitter @SRZD_Viralata

Além do Apagão de Luz, Apagão Digital

Ontem, além de ficar no escuro, fiquei sem Banda Larga e sem celular. Operadora Tim. Eu estava no Cosme Velho, Rio de Janeiro. Completamente incomunicável. O mundo da Tim tem fronteiras?

10 de novembro de 2009

Avatar, a Revolução de James Camerom

Depois de Distrito 9, assistirei Avatar !
Avatar não é uma obra nova. Já em 1995, James Cameron colocou no papel suas primeiras idéias para o desenvolvimento deste novo complexo universo. Porém, mesmo sendo o cinema a arte do impossível, onde tudo é possível de ser realizado, produtores e técnicos foram unânimes em afirmar, com o reconhecimento do próprio diretor, que não havia ainda tecnologia suficiente para criar algo convincente naquela proporção. O que fazer? Muitos deixariam o projeto de lado e seguiriam suas vidas realizando um novo filme a cada um ou dois anos. Não Cameron(...) (Fonte: Obvious)
Leia o post completo do Obvious sobre o filme aqui.Não deixe de ver o trailer.

Direto de Porto de Gailnhas (PE)

para a cozinha de Vanda Sanchez.
Impossível não fotografar essa galinha tão alegre e colorida.

9 de novembro de 2009

Ovelha

Acho ovelha, assim como leões, cavalos, aves, baleias e vacas, uma das criaturas mais lindas deste mundo. Quando olho para ela não deixo de pensar em pessoas, em crianças, em infância, em pureza. Acho que está na hora de voltar a ser vegetariana. Foto de Katia Ferraz tirada em Rio Bonito de Lumiar, em novembro de 2009.

Tilt-Shift no anúncio Perspectiva do Itaú Personnalité

Já reparou na propaganda do Itaú Personnalité que está passando na TV? Os personagens parecem miniaturas de maquete, mas são pessoas de carne e osso, de tamanho normal. Pesquisei a técnica na internet e descobri que a tecnologia não é nova, sua origem está na década de 70 e se chama tilt-shift. Clique aqui e leia o post do Blog Obvious explicando. Abaixo, veja o anúncio inteiro para entender do que estamos falando.

8 de novembro de 2009

Mais delícias no domingo

Rejane Werlang nos apresenta o Market Ipanema - Rua Visconde de Pirajá 499. Um corredor que dá num pátio espaçoso, com vegetação e direito à bananeiras e seus frondosos cachos. Surreal? Não, surpreendente Rio de Janeiro. Drinks interessantes, café da manhã delicioso, chás gelados! Preço justo justíssimo! Uma delícia. Na foto de cima, chá gelado Shogun. Abaixo, a entrada para o jardim secreto. Confira! Registro fotográfico feito por Rita Braune em seu Nokia85.

Praia (1)

Domingo foi dia de tomar sol. Fomos à Ipanema, na Garcia D'Ávila, eu, Rita Braune, Admario Braune e Rejane Werlang. Melhor horário: 8 horas da manhã. Além do sol estar mais brando, há menos gente. A água estava maravilhosa, tanto que tirei o trauma e mergulhei no mar límpido e tranquilo. Para amenizar o calor, passou o homem da melancia - estava uma delícia! Boa conversa, risadas, gente bonita ao lado. Domingo carioca maravilha! Foto de Rita Braune.

Samovar Russo (1)

No sábado, 7 de novembro, pela primeira vez em minha vida, nesta vida pelo menos, eu vi um samovar russo legítimo. Foi na casa da Tia Mili - tia de Rita Braune. Eu estava sem meu celular, por isso não pude fotografar. A peça, em prata maravilhosa e reluzente, ostenta em cada um dos lados uma cabeça de leão bem definida, muito bem finalizada pelo artista que a fez. A foto que postei aqui é ilustrativa. Fico devendo um post com a foto do Samovar da Tia Mili. Mas, vocês sabem o que é um samovar? Momento Wikipedia: O samovar é um utensílio culinário de origem russa, muito utilizado e apreciado pelos czares, e usado para servir chá. Esse utensílio aparece com frequência na literatura russa do sécula XIX, como nas obras de Tolstoi e Dostoievski.

Se você gostou de O Diabo Veste Prada...

não pode deixar de assistir The September Issue. Veja o trailer:

7 de novembro de 2009

Olhar Nômade indica...

para o domingo e outros dias: Intrépida Trupe.
Produção da minha querida Isa Avellar.
Para saber mais, clique aqui.

Foto de Sonia Bittencourt em Paraty (1)

Linda foto de Sonia em Paraty. Vale a pena visitar o blog e ver todas as fotos da série. Olhar Nômade recomenda!

6 de novembro de 2009

Dia de Praia

Presa no escritório, mas com vontade de abandonar tudo e ir à praia. Para matar o desejo, sairei no almoço e pegarei um solzinho na rua. Mas domingo...PRAIA. Deu até vontade de rever o filme com o Di Caprio, trilha sonora de Mobi. Maravilha.

Artesanato Brasileiro

Leãozinho de Pano feito de retalhos. Adquirindo esse produto artesanal, contribuo para os núcleos formadores de artesãos do município de Ivinhema, no estado de Mato Grosso do Sul. O Plano de Desenvolvimento Sócio-Econômico e Cultural incentiva a integração dos cidadãos, acelera o desenvolvimento sustentável por meio do artesanato, promove a inclusão produtiva e a valorização da cultural local.