29 de junho de 2009

Aromas (1)

"Um perfume pode afogar anos no aroma que recorda." - Walter Benjamin
"Um aroma familiar derrama na cosnciência cestos cheios de memórias rudimentares e os sentimentos nela entrelaçados, penetrando na aura emocional das memórias com uma riqueza ao mesmo tempo vaga e definida." - Mandy Aftel
"Perfume - o casamento inebriante e impalpável das essências das ervas e das especiarias, plantas e flores, córtex, animal, e árvore - é a máquina que move o universo." - Mandy Aftel

A divina MS Divine

Primeiro trouxe as escadas da charmosa loja MS Divine. Agora trago um pouco das embalagens em seu azul. Se eu pudesse, traria para este post o aroma desta boutique de cheiros. A loja tem a atmosfera dos deuses, com seus aromas, cores, astral. São sabonetes, cremes, loções, sais de banho, perfumes de ambiente, perfumes para o corpo. Nossa, dá vontade de ficar trancada lá dentro. Embriaguez de pura alquimia, se é que isso é possível...eu tenho certeza de que é! Em abril de 2006, numa matéria para o Caderno Ela, Elisabeth Orsini trazia a seguinte informação: "Dizem que Cleópatra esfregava perfume sólido na boca antes de beijar uma amante (...) O perfume era visto como um ingrediente tão sedutor que foi proibido na Inglaterra!". À época, Elisabeth escrevia sobre o livro Essências e Alquimia, de Mandy Aftel, da editora Rocco. Eu adoro essências. Se você estiver no Centro do Rio de Janeiro, não deixe de entrar na loja do Helio, que fica na Rua Visconde de Itaboraí nº6. Como disse anteriormente, o difícil vai ser sair.

28 de junho de 2009

Irã pelo Twitter de Jorge Pontual e pelo blog Rio Daily Photo

Eu não assisti ao vídeo com os últimos momentos de Neda, da mesma forma como não assisto aos vídeos enviados sobre as torturas impostas por seres vivos humanos a outros seres vivos não-humanos, principalmente aos animais. Nestes momentos de conflito e desentendimento no Irã e em tantas outras regiões do mundo, eu apenas mentalizo Om Mani Padme Hum - cuja capacidade de purificar-nos da obscuridade, abre nossa mente para o amor e para a compaixão. Além do mantra, nos cabe fazer algo, o que estiver ao nosso alcance. Eu escolhi divulgar esta foto, que recebi pelo Twitter de Jorge Pontual. Ela se chama "Please light a candle for the people we lost". Divulgo também a iniciativa da rede City Daily Photo, que teve um de seus bloggers, um iraniano, calado. Nessa rede, Marie e Geraldo representam a nossa Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro no post Blog Day: Iran Protests.

Viagens Extraordinárias de Yves Saint Laurent

Espanha, Marrocos, Rússia, Índia foram inspiração para Yves Saint Laurent, morto em 2008. Uma breve e bela exposição sobre este grande artista do século XX toma lugar no térreo e no 2º andar do CCBB, no Rio de Janeiro. Trouxe para vocês a imagem do amor que envolve a atmosfera do Centro Cultural Banco do Brasil. Não deixem de conferir.

Rebobine, por favor (2)

A passagem do dia para noite e ambiente para Café.

Rebobine, por favor ...

é uma das maravilhosas exposições que estão no CCBB, no Centro do Rio de Janeiro. A idéia é dar espaço para o público interagir com o cinema. O nome da exposição inspira-se no filme de Michel Gondry. No local, vários cenários custmomizáveis. É possível participar de workshops. Não perca! Seja o diretor da sua história!

27 de junho de 2009

Rio Downtown (5)

Passeio pelo Centro do Rio - que eu adoro! Agradeço a Rita Braune, minha cicerone ao novo velho mundo, por me levar pelas ruas e vielas que me fizeram sonhar e percorrer diferentes tempos num tempo só, tal como Jorge Luis Borges. Páro no meio da passagem, uma fachada me lembra o ontem, no tempo de hoje, com visão para o amanhã. Um encantamento cronológico, se assim posso dizer. Uma beleza conhecer o novo Arco do Telles, a Rua do Mercado, a Rua Visconde de Itaboraí, conhecer galerias de arte, restaurantes, sebos, tudo com muito charme e elegância, entre tijolos rústicos e aparentes.

Rio Downtown (4)

Sobrado que avisto passando pelo Arco do Telles.
Rouge ou Bordeaux ?

Rio Downtown (3)

Junho de 2009
Nokia6120

25 de junho de 2009

Samsara...

Você é como um viajante nesta vida; não construa um castelo onde você está apenas descansando um pouco.
Padampa Sangye (Índia/Tibete, séc. XII)citado por Patrul Rinpoche (Tibete, 1808-1887)

Assim eu não perco...

Nem o caderno, nem o lápis. Será que alguém faria isso aqui no Brasil? Achei a idéia da Suck UK muito prática

23 de junho de 2009

Virada Russa no CCBB - RJ

A exposição Virada Russa, que tem como curadores Yevgenia Petrova, Joseph Kiblitsky, Rodolfo de Athayde e Ania Rodríguez Alonso, está maravilhosa. São poucas peças, daí emerge o talento da curadoria, que selecionou obras de grande expressão e poesia. Há Chagall, Kandinsky (claro!), Maliévitch (maravilhoso), Lariónov, Kontchalovski, Filónov, Samokhálov, Labás(altamente poético), entre outros. A exposição toma todo o 1º andar. O foco da exposição é a produção artística do início do século XX, até a década de 30. As obras pertencem ao acervo do Museu Estatal de São Petersburgo. Não deixem de visitar!

Trabalhos Manuais (1)

Que tal exercitar as mãos e a mente. Sem receita, nem nada, tente fazer estas peças. Vamos colocar a cabeça para funcionar.

Happy Birthday to...Me

Toda a vez é a mesma coisa: imagem de infância, época de aniversário. Lembro-me como se fosse hoje, todos os convidados reunidos, gente que eu nem conhecia, ao redor de um bolo enorme, cheio de velas. Eu assistindo a isso pela fresta da porta do armário: escondida. Eu sempre me escondia quando chegava a hora de assoprar as velinhas...ai, meus deuses, aquilo era torturante demais. Eu não tinha escolha, para não estragar a festa, nem a minha "surpresa", demorava uns 5 minutos e eu aparecia. Como se um mágico me tirasse da cartola, tal como um coelho branco pensante (isso vem de Clarice Lispector). Meus esconderijos: armários, debaixo da cama, corredor do prédio (quando a porta estava aberta, é claro!), porão. Com o passar do tempo, quase 40 anos, as coisas foram mudando: há anos em que desejo ardentemente comemorar meu aniversário com 300 pessoas; em outros eu desejo cair num buraco negro e aparecer no Japão, sozinha, sem saber uma sílaba sequer. Quando estou mais leonina, festa. Quando estou mais canceriana, isolamento. Minha dupla identidade aparece até na Certidão de Nascimento: tenho duas - sem brincadeira. Numa sou câncer, na outra leão. Diferença de um dia entre a 1ª via caindo aos pedaços e a 2ª via mais legível. Então, comemoro o aniversário em 21 ou 22 de julho? Vou sair pela tangente, talvez comemore no dia 23 de julho. Meu carrossel anda em círculos, os anos passam, mas a infância está lá - gostaria de voltar aos tempos de criança e me esconder de novo na hora de apagar as velinhas. Taraammm! Saio da cartola do mágico! E aceito a minha felicidade: vamos apagar as velinhas?

Eu Busco...

no ensinamento de Thich Nhat Hanh,

22 de junho de 2009

Porta Laranja

Irresistível a Orange Door da escritora Joanne Harris...um convite para entrar no site da autora de Chocolate - lembram do filme com Juliette Binoche e Johnny Depp ?

Passado, Presente e Futuro

Nossos ambientes de vida, trabalho e lar, incluindo as atitudes e comportamentos dos outros, apenas fornecem as circunstâncias com as quais vivemos nossas vidas. A qualidade de nossa vida -- o que nós mesmos, ninguém mais, está vivenciando agora mesmo -- contudo, é o resultado direto de nossas próprias atitudes -- de ninguém mais -- e o comportamento que elas geram.
Leiam o post na íntegra no blog Samsara: Qualidade de Vida que Criamos

Conheçam o blog Rio de Janeiro Daily Photo

Quero apresentar a vocês o blog Rio de Janeiro Daily Photo, da Marie e do Geraldo. Adorei o post com o Mágico de Oz revisitado. Leiam as observações de Marie sobre este grafite - Street Art por excelência! Muito carioca !

Have a Nice Week !

Foto deliciosa que recebi da Sandrinha Signoretti.
Boa semana para todos e todas.

19 de junho de 2009

Um Leão...

Recebi um e-mail com link para o filme sobre Christian, mas infelizmente não me recordo quem foi para agradecer. A história deste leão me lembrou o filme Elza, em original Born Free. A editora Nova Fronteira publicou o livro, que leio com lágrimas nos olhos e felicidade no coração. Recomendo a todos e todas!

Tea Hour (3)

Quem quando criança...

não adorava rabiscar as paredes de casa? Quanto mais alvas, melhor de colorir: vermelho, amarelo, azul...para dar um efeito, arrastar a mão úmida por cima. Lembram do manchão? Como prêmio pela obra de arte, algumas chineladas no traseiro. Mas quem disse que isso traumatiza? Quem quer rabiscar mais paredes? Uma parede pintada com tinta especial de quadro negro. Fácil de encontrar em qualquer loja. Compra uma caixa de giz colorido e mãos à obra! Divirtam-se!

Dia 20 de Junho - Solstício de Inverno

O Solstício de Inverno é um momento muito especial e poderoso no ciclo anual de nosso planeta. Ele marca o dia mais curto do ano e o início oficial do inverno. Este é um momento que traz a tona nosso lado de escuridão e introversão, mas ao mesmo tempo nos traz a esperança do início do caminho em direção ao calor e aconchego do verão. Por isso, esta transição representa novos começos e renascimentos, e uma oportunidade de trabalho interno e de ampliação de nossa luz interior. (Texto do site da 3HO Brasil - Foto de Silverio Santos).

18 de junho de 2009

Cerâmica Noire de Patricia Hubbard

Sei que Patricia Hubbard está em processo de criação. O forno já está queimando as novas peças. Enquanto aguardamos as imagens, trago estas belíssimas e elegantes cerâmicas. Mais oriental impossível. Não deixem de visitar a galeria virtual da minha querida Patricia Hubbard.
PS: Patricia, Olhar Nômade aguarda as fotos das novas peças. Vamos fazer um ensaio fotográfico do processo?

Mesas (1)

Somewhere over the rainbow...

"Somewhere Over the Rainbow" music by Harold Arlen and lyrics by E.Y. Harburg - Somewhere over the rainbow / Way up high, / There's a land that I heard of /Once in a lullaby. / Somewhere over the rainbow / Skies are blue, / And the dreams that you dare to dream / Really do come true. /Someday I'll wish upon a star /And wake up where the clouds are far /Behind me. /Where troubles melt like lemon drops /Away above the chimney tops / That's where you'll find me. /Somewhere over the rainbow / Bluebirds fly. / Birds fly over the rainbow. / Why then, oh why can't I? /If happy little bluebirds fly /Beyond the rainbow /Why, oh why can't I?

O Mágico de Oz

Um filme para rever.

17 de junho de 2009

Cores (4)

Olhar sobre cores de cozinha e flor exótica.

Atendendo a pedidos...

Este post foi publicado especialmente para Bel Vidal, que deu a "dura" no Olhar Nômade pela falta de registros fotográficos das criações na cozinha. Bom, a falta foi minha - esqueci de levar o pequeno Nokia6120 (que é maravilhoso) e levei o HTC P4351 (ainda não me entendi com esse telefone). A foto de cima, com o fogão à toda, traz doce de gengibre em processo de caramelização (com açucar, limão galego e mel do Marciano - que é do outro mundo mesmo, de tão bom que é) e abóbora em pré-preparo para o velouté (designação francesa para sopa de consistência aveludada) de Rita Braune. Escondido na panela preta, o demi-glace para hidratar a sêmola do Couscous Marroquino. Abaixo, massa filo (massa fina como papel, de origem grega e turca) já assada, pronta para corte, para montar o Mil Folhas de Outono. Entre as camadas do mil folhas, creme chantilly batido na hora e morangos de Nova Fribugo. Por cima, para dar o toque final, polvilhar açucar de confeiteiro. Essa é a cozinha do Restaurante Itamaraty, aberto no dia 12 de Junho de 2009, na cozinha de Rita Braune, em Rio Bonito de Lumiar. O restaurante foi batizado por Fátima Serra e Luize Valente. Perfeito, caiu como uma luva, não é meninas?