31 de janeiro de 2009

Primavera, Verão, Outono...falta Inverno

Pois é, na nossa cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro estamos vivendo três estações em uma. Nesta semana, no Cosme Velho, as árvores perderam as suas folhas. Outras estão florindo. Na semana passada, no Consulado da Romênia, eu tentei fotografar uma árvore que tem um tipo de cabaça especial, parece um sino. A árvore estava "pelada". Hoje, passei por lá, olhando para o alto, não achei a árvore, mas ela estava lá...todo cheia de folhas verdinhas, lindas, os sinos estavam escondidos entre elas. Faz um calor infernal durante todo o dia, no final da tarde ou início da noite cai chuva e tempestade...cheia de raios. Se alguém conseguir fotografar, manda para a gente publicar aqui. Enquanto a foto não chega, publico outra no mesmo astral de calor e raios. Esse é o nosso lindo Rio de Janeiro!

Rumba

Ontem assisti Rumba, filme de humor francês. Humor francês mesmo. Humor negro, com drama e uma felicidade estranha, se for possível entender isso...Bom, na hora que enjoa, o filme acaba. Tem umas cenas muito hilárias, é bom para desopilar o fígado, liberar a bile.

Tubarão no Chá

Gente, um infusor no formato de barbatana de tubarão, criado pelo designer argentino Pablo Matteoda, e que ainda por cima gera efeitos visuais...ai!
(Fonte: blog Bem Legaus)

Livros para Olhar

Adoro livros para olhar. A editora Sextante acaba de fazer a edição brasileira do CubeBook. Os títulos são Filhotes, A Terra, O Mar. Vale a pena ter! Eu já escolhi dois: A Terra e O Mar. E você? Olha, na Livraria Timbre já tem.

Lembram da Bolsa Fita K7 ?

Lembram do post com a bolsa no formato da fita k7? Pois é...tem ela lá na loja do cine Estação Gávea.

30 de janeiro de 2009

Dia de Tequila

Então, quem vai de tequila ?A Decor Craft vende esse kit para a brincadeira da tequila. Copinhos em formatos e tamanhos diferentes.

Obras de Rachel Denny

Tapete e peças decorativas de Rachel Denny feitas de luvas, retalhos, meias e outros materiais. Confiram no site dela.

Kit Keep Out

Achei no blog Bem Legaus, na minha lista Outros Olhares, este kit japa para manter pessoas longe enquanto trabalhamos. Parece mesmo com o Playmobil e repare no detalhe: a luz do cone fica acesa. O kit é ligado pela USB.

Carta do Dia

O Louco Momento de voar. A hora é esta, Nélida: arriscar-se, atirar-se destemidamente na direção do novo. Ainda que muitas pessoas possam se apavorar e tentar lhe demover daquilo que sua alma interpreta como um novo impulso criativo, não se incomode. As pessoas falam porque estão viciadas em certezas e seguranças. Mas O Louco, arcano zero do Tarot, vem lembrar que, eventualmente, alguma loucura é mais do que bem-vinda! Ponha sua vida em movimento e lembre-se que é sempre momento de recomeçar. Evite o medo e não espere as coisas tomarem uma forma “certa” para agir. Vá!
Conselho: Momento de se atirar em novas direções, sem temor.

29 de janeiro de 2009

Tarot : Meu Arcano Pessoal

Gosto de Tarot, apesar de não saber usar o oráculo. Em geral, tiro as cartas eletronicamente, não tenho quem as tire para mim. Segui o link de Roseana, do blog Escreve, Ouve e Vê (da Confraria dos 50) e descobri qual meu Arcano Pessoal. Obrigada, Roseana! Para quem deseja saber o seu, siga http://www.taroterapia.com.br/arcano/arcano.html
Seu Arcano Pessoal é: 8 - A JUSTIÇA(Rider Tarot: A Força) Palavras-Chave: Retidão e Equilíbrio
Acontecimento marcante a nível psicológico aos 8 anos de idade; Senso de justiça apurado; Autoridade; Deseja obter o máximo de respeito por parte dos outros; Dúvidas acerca da capacidade; Muitas vezes dura demais consigo mesma; Quer ser imparcial nas discussões; Magnitude e comportamento refinado; Quer ser ouvido(a) e fazer valer sua vontade; Desafios na relação a dois; Cuidado com o autoritarismo; Conflitos de poder com figuras masculinas; Busca segurança máxima; Previdência; Instinto protetor e defesa de seu território; Quer e passa credibilidade; Confiança adquirida; Se sociabiliza escolhendo bem com quem se relacionar; Não seja tão severa consigo mesma; Princípio e honestidade; Segue as leis e procura aplicá-las na prática; Mente inquieta; Capacidade criativa a nível técnico; Poder absoluto pelas palavras; "Morde e assopra" ; Cuidado com a inflexibilidade; Pune-se quando não consegue exatamente o que programou; Controle emocional; Cuidado com o conformismo; Empenha-se ao máximo no que faz; Orgulho intelectual; Firmeza e controle; Assuntos burocráticos e legais são testes para você; Atenção aos rins e aparelho circulatório; O trabalho é a válvula de escape; Receio de cometer enganos; Produtividade; Maturidade adquirida a duras penas; Mãe severa ou distante emocionalmente; Privação do prazer; Falsa modéstia; Temperamento encimesmado.

Tarot - carta do dia: A Torre Fulminada

28 de janeiro de 2009

Braceletes 1

Adoro usar braceletes. Em geral, de couro com algum detalhe diferente, cortes, recortes, elementos, cores. O da foto é o Axis e foi criado por Jill Platner. Custa somente $1000.00

Humor Negro...acho que eu gosto

Pantone - Você conseguiria escolher uma cor só?

Quero terminar a noite

e iniciar o dia acariciando o meu leão...interior

O Curioso Caso de Benjamin Button

Assistam O Curioso Caso de Benjamin Button. Eu já li Scott Fittzgerald, mas esse texto eu não conhecia. Impressionante. Passam-se três horas e você não sente. Ninguém passa incólume por esse filme. Me lembrou muito As Horas. Eu diria, parafraseando Débora Bloch (né, Vilma!), que o filme é uma pedrada, mas uma pedrada das boas. Ainda bem que não assisti sozinha. Chorei. Ri. Rememorei. Flashes catárticos passaram. Um furacão de emoções. Lavagem para a alma. Imagens poéticas. Atuação brilhante de Brad Pitt e Cate Blanchet. Gente, não percam, seu espírito precisa! Depois, comentem aqui, no Olhar Nômade.

27 de janeiro de 2009

Cores 1

Cores das mulheres sikh - não é barbaro o mosaico vivo formado pela indumentária simples e alegre ?
Sobre o sikhismo:
O sikhismo ensina que os seres humanos estão separados de Deus devido ao egocentrismo que os caracteriza. Esse egocentrismo (haumai) faz com que os seres humanos permaneçam presos no ciclo dos renascimentos (samsara) e não alcancem a libertação, que no sikhismo é entendida como a união com Deus. Os sikhs acreditam no karma, segundo o qual as ações positivas geram frutos positivos e permitem alcançar uma vida melhor e o progresso espiritual.

Fotos de Estradas 1

(Fotos de Nelida Capela/Jan2008)
Meu espírito Nômade hoje gostaria de largar tudo, subir num carro e pegar a estrada. Norte, sul, leste ou oeste, não importa. O que importa é o espírito de busca (que não se pode deixar morrer, diga-se de passagem!) por novas paisagens, novos ares, novos sentidos, novas experiências (se possível, extraordinárias). Não é assim mesmo? Há dias em que acordamos completamente... peregrinas.

26 de janeiro de 2009

Fotos de Retrovisor 2

(Essa foto é minha mesma - Janeiro2008 - Argentina)
Se tivesse que dar um nome a ela seria "lago como pretexto para mirar-me"

Fotos de Retrovisor 1

Adoro esse negócio de tirar foto de retrovisor...
Essa é de Sônia Bittenccourt - Espelho

Ouvindo Buddha-Bar

Ganhei da Kátia Ferraz uma coleção de cd's do Buddha-Bar. Maravilhosos! Destaque para a versão mixada do dueto de Lakme e Mallike, da ópera Lakme, de Leo Delibes, e do Gymnopédie n.1, de Erik Satie. Dá asas para a alma criadora. Alegra o espírito nômade. Obrigada, Katita!
O famoso fragmento do dueto de Lakme e Mallike:
Lakme
Dôme épais le jasmin,
A la rose s'assemble,
Rive en fleurs frais matin,
Nous appellent ensemble.
Ah! glissons en suivant
Le courant fuyant:
Dans l'on de frémissante,
D'une main nonchalante,
Gagnons le bord,
Où l'oiseau chante, L'oiseau, l'oiseau chante.
Dôme épais, blanc jasmin,
Nous appellent ensemble!

25 de janeiro de 2009

Sotanter Kaur e a Kundalini Yoga

(Yogi Bhajan) (Sotanter Kaur)
Desejo compartilhar com todos vocês, leitores do Olhar Nômade, a informação sobre a aula experimental especial de kundalini yoga que teremos em fevereiro de 2009. Conheci a Kundalini Yoga em 2007 através de Sotanter Kaur, no Studio de Dança Tex, no Leblon. Foi uma experiência maravilhosa, um despertar de consciência. Não há palavras que possam descrever. O importante é vivenciar e sentir com o coração.
Aula Experimental de Kundalini Yoga com Gian Kaur. Gian chega ao Brasil, na manhã do dia 12 fevereiro, para dar partida ao Curso de Formação em Kundalini Yoga no Rio de Janeiro. A proposta é "Uma Noite para experimentar seu calibre, dimensão e profundidade, através da Kundalini Yoga".
Marquem na Agenda
Data: 12 de fevereiro
A partir das 19hs
Local: Studio de Dança TEX
Rua Venâncio Flores, 305 /sala 305
Leblon - Rio de Janeiro
Vestir roupa leve
Para maiores informações
Sotanter Kaur
Centro Flor Celestial - São Conrado
3579.4213 --- 9293.1908
"O significado de yoga é a união da consciência unitária do indivíduo com a consciência infinita".
"Kundalini yoga significa consciência. Consciência é uma relação finita com o infinito. É esse o seu significado. Essa energia dormente está em você".
(Trechos da Kundalini Yoga - Sadhana Básico / Kundalini Research Institute)
Pratique Kundalini Yoga (3HO Brasil) Em poucas palavras, a prática de Kundalini Yoga lhe ensinará a obter um sistema imunológico forte, glândulas vigorosas, um sistema nervoso equilibrado, boa circulação e uma consciência do impacto dos seus hábitos. Através da meditação, você poderá acalmar sua mente e desenvolver sua intuição para reconhecer o que é verdadeiro e importante para você.

24 de janeiro de 2009

Batik da Patagônia

Recebi de presente da minha querida amiga Ju Mardirossian esta peça de batik da Patagônia. A Vibora Bicèfala representa o bem e o mal, o raio e o fogo, entre tantas significações mitológicas. Originalmente essas peças de batik são procedentes do Noroeste da Argentina.

Quem Somos Nós?

(Fotos enviadas por Paula Silva - Leitura de Nelida Capela)

Passeio em Cosme Velho e Laranjeiras

Sábado, dia de andar por Cosme Velho e Laranjeiras. Bel, Valéria e eu resolvemos dar uma andadinha pelo bairro. Primeiro, um pastel com caldo de cana no Bigode, na feira livre da General Glicério - adorooo!
Mas preciso contar o stress, não posso deixar de registrar aqui. As meninas me pegaram em casa, deram uma paradinha aqui no Cosme Velho, no flatiron, ferro de passar roupa, onde moro. Aqui na frente sempre fica confuso, com esses carros e ônibus indo em direção ao ao Redentor da cidade. Cristo! Um guarda PM implicou com a "paradinha" da Bel. Pegou, sem explicar, a habilitação dela. Tem que obedecer o guarda, né. Junta PM e Guarda Municipal, transeuntes, carros, ônibus, obra da CEG no meio da rua. Um "carnaval na zona".Vai infracionar, não vai? Qual o motivo? Ninguém responde. Um monte de carro parado na mesma situação e só a Bel teve que apresentar documento. Pode? Um abuso de autoridade...Gente...aonde vamos parar? Fica aqui registrado. Abusou só porque era mulher? E os marmanjos ao lado, não apresentam documento? Ohhh, Rio de Janeiro.
Voltemos ao passeio...paramos no bigode, pastel com caldo de cana. Tinha até francês na feira. Realmente esse bairro é charmoso. Dali fomos até a Alegrete nº 32, conhecer o novo espaço Bangalô Brasil. Sol não estava lá. Depois a gente volta. Vamos tomar um café? Aonde? Gente, precisamos de mais cafés aqui no bairro.
No Cosme Velho não tem! Se tivesse dindin, abriria um. O nome seria Vaca Sagrada (que nem o SacredCow de Nova Iorque). Ali, debaixo do flatiron, com mesinhas e cadeirinhas na calçada, com guarda-sol vermelho, flores, pães, café, bebidas naturais, gente bonita, cores, música boa, happennings. A gente precisa animar o bairro, não é não Vilma?
Bom, fomos para o Espaço Rio Carioca. A livraria de lá é 10! Boa mesmo. Me lembra muito a Livraria Timbre, pois para mim ela é referência de boa livraria. Como disseram uns franceses que visitaram a pequena notável da Gávea, c'est petit, mais il y a tout! Namoramos os livros e depois subimos para o Café. Couvert com antispastos. Fiquei de olho na Mousse Capuccino. Experimentei e fotografei para vocês. Me fascinou as peças feitas de talheres, fotografei com meu modesto Nokia6120, enquanto não compro um N95. Espaço Rio Carioca...lugar muito agradável-música boa, iluminação natural, fora que as casas casadas são um charme. Não deixem de visitar. Tem boa cozinha, boas indicações de vinho, atendimento simpático, gente bonita.
Para quem não é do bairro, seguem as informações para não ficarem perdidos: Rua Leite Leal nº 45. Telefone 2225-7332.
Para saber mais sobre as programações de Laranjeiras, entrem no site Bairro das Laranjeiras, de Isabel Vidal.
Para outras dicas, entrem no site Informação de Primeira, de Vilma Goulart.

23 de janeiro de 2009

Keyboard Bag

Parece até que tenho mania de bolsa...pensando bem, acho que tenho mesmo. Achei essa faz um tempo, mas esqueci de fazer o post, esqueci de mostrar. Seria interessante para a reciclagem de teclados. Quem sabe...alguma empresa, alguma ONG implementa o projeto e isso gera renda para alguém que precise?

Twitter - Uma Ferramenta Fantástica - Eu Recomendo

Eu já conhecia o Twitter, mas não usava com frequencia. Como ferramenta de contato, estou achando ótima. Devo dizer que é mais profissional, que tem como característica a precisão e objetividade (limite de 140 caracteres para cada mensagem). Já existe até um prêmio para escrita no Twitter, a Twitteratura, é o Shorty Awards. É claro que você vê de tudo, mas basta seguir os caminhos certos. Através do Twitter, fico sabendo de informações que ainda não foram divulgadas nos sites ou blogs ou jornais, por exemplo. Aconselho a todos se cadastrarem e utilizarem. Aproveitem e me anexem na sua Rede Twitter. Minha URL: http://twitter.com/NelidaCapela. Sigo 31 Twitters e tenho 18 Seguidores. Números modestos, mas já é muita informação.
Sobre Twitteratura, visite o post Novidades: Twitteratura, em Lector in Fabula.

Experiência extraordinária 2: igloos na Finlândia

Parece que a palavra de ordem é EXPERIÊNCIAS, melhor se forem EXTRAÓRDINÁRIAS. Lembram do post sobre voar de planador. Pois é, Paula Silva viu o post e enviou outra referência sobre esse tipo de serviço: A Vida é Bela .

Trago uma outra experiência que seria...passar uma semana nos igloos da Finlândia. O que vocês acham desse aí. Infelizmente ainda não descobri onde fica para enviar mais fotos (não será como o Canyon de Guartelá, ok).

Agora, só uma coisinha: parece interessante esse negócio de proporcionar aventuras. Já deve existir no Brasil, mas em São Paulo, aposto! Alguem conhece?

Leiam o oferecimento desta aventura (que sai por 2500 euros, sem passagem aérea):

(texto da empresa)

Já alguma vez imaginou como seria viver num igloo? Propômos-lhe que descubra a sensação! Durante uma semana, vai viver mais do que uma viagem, uma estadia no universo do imaginário! Uma Vila 100% em gelo, cria um ambiente único de fantasia e, em simultâneo, de conforto. Composta por 20 igloos, uma galeria de arte, um bar e o maior restaurante construído em gelo, do mundo, a Vila do Gelo é um dos locais mais especiais do mundo. Mas esta experiência está longe de ficar por aqui! Os igloos dispõem de um sistema de iluminação própria, criando uma atmosfera incrível. Os tectos em vidro funcionam como mirradores privados, para a observação de milhares de estrelas e um sistema de aquecimento central, que assegura um conforto extra. Neste paraíso do gelo, uma sauna exclusiva, mesmo à saída do seu igloo, convida-o a momentos relaxantes. Os mais aventureiros podem sempre integrar safaris e expedições no gelo, organizados pela vila. Seja qual for a sua opção, esta será, provavelmente, a viagem da sua vida!Inclui: estadia em regime de meia-pensão. Não inclui viagens aéreas.DuraçãoSete dias Recomenda-se a realização desta experiência de Dezembro a Abril, sendo que na última semana do ano não é possivel a sua realização. Local- Finlândia

Sabe as imagens do Canyon Guartelá? As verdadeiras são essas daqui

"Doce Delícia de Domingo uma vez me disse que dentre os cinco sentidos, o que ele menos confia é na nossa capacidade de ver. É a que engana com mais facilidade. Na maior parte das vezes, afirmava ele, é o coração que nos diz o que está ali e o que não está." in O Livro do Sal, de Monique Truong (p.290)
Ontem, fizemos um encontro das bloggers do bairro de Laranjeiras. Estavam lá Hilda Armstrong (da coluna Gastronomia do site Bairro das Laranjeiras), Isabel Vidal (gestora do site Bairro das Laranjeiras), Vilma Goulart (gestora do site Informação de Primeira) e eu (gestora dos blogs Lector in Fabula, Olhar Nômade e Tecnologia&Mobilização Social). Nada mais justo, já que estamos em ritmo de Campus Party (tudo bem que está acontecendo em São Paulo e não no Rio de Janeiro, para variar). Tudo bem que começamos com poucos, mas desde quando quantidade significa qualidade?
Há poucos dias, fiz um post com imagens de um PPS que recebi do exterior, do Canyon Guartelá, no Paraná, lembram? Imagens impressionantemente maravilhosas. Todo mundo, tenho certeza, duvidou que aquele lugar ficava no Brasil. Mas nosso coração...nosso discurso, nossa visão...nos enganaram. Aquelas imagem são do Grand Canyon (USA). Não são do Brasil. Quem me alertou foi a Vilma, que pesquisou, a idéia era alugar uma Caravan Grand Chrysler e deslizar pelas estradas até chegar lá! Tudo por água abaixo. Parece que até vale a visita, mas a paisagem não é EXATAMENTE aquela que fisgou nossos olhares.Vivendo e aprendendo, né. Não dá para acreditar em tudo, há de ter sempre alguma suspeita e investigar as imagens que nos apresentam na web.Mas, podem acreditar nas imagens deste post, são as oficiais. Abaixo, publico a notícia que encontrei hoje pela manhã, no site da Prefeitura de Tibagi, uma das cidades mencionadas no PPS.
Secretaria de Turismo alerta para e-mail falso
A secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) de Tibagi está fazendo um alerta para os internautas, agências de viagens, empresas, instituições e organizações sobre um falso e-mail que está circulando na rede mundial de computadores.Com o título “Grand Canyon Isso é no Brasil”, a mensagem apresenta informações sobre o Cânion Guartelá, mas com fotografias do Grand Canyon nos Estados Unidos. As imagens têm confundido muita gente e gerado dúvida nos internautas. A SEMATUR tem recebido e-mails e telefonemas diariamente de turistas querendo confirmar a informação. Para amenizar o problema, o departamento de tecnologia da prefeitura criou uma apresentação de slides com fotos reais do Cânion Guartelá que já está circulando pela internet.
Publicada em 20/01/2009 17:12:45 (143 leituras)

22 de janeiro de 2009

Mochila Malote

Outro dia li numa revista do CasaShopping que estão fazendo tapetes de lona encerada de caminhão reutilizada. Fica bonito. Encontrei a mochila-malote. Fiquei pensando, para um projeto social seria ótimo, pois os Correios poderiam doar malotes para serem reciclados e vendidos por artesãos, por exemplo. Quem sabe alguém adota a idéia. O original, preciso dar o crédito, vem da dupla Gi e Aniello Parziale, do Ateliê Lótus.

Quer uma mãozinha aí no pendrive ?

Custa USD$35.00 cada, em pvc, 2GB de armazenamento, projeto Imm Studio.

21 de janeiro de 2009

Flor, simplesmente

Acho flor a coisa mais delicada do mundo. Adoro - vide meu post sobre as callas, lembram? Contando minha rápida carreira de flower designer no restaurante de RS. Depois, fiz muitos arranjos de flores naturais do sítio e do terraço de casa. Recentemente, matei saudades fazendo um arranjo de Ano Novo para Leila Victor e Rosana Sanchez, com bastão do imperador e outras folhagens roubadas do jardim do nosso prédio. Durou uma semana o arranjo. Todo verde com uma única flor no tom rosáceo. Modéstia à parte, ficou lindo. Só esqueci de tirar uma foto! Trago para vocês, uma flor roubada do jardim PPS de Paula Silva : lírio branco.

Experiência extraordinária 1: voar de planador

Cada dia que passa descubro o lado mais interessante dos portugueses. Por exemplo, há uma empresa, em Oeiros, chamada Odisseias Experiências. Essa empresa realiza sonhos. Isso mesmo. o nome da empresa é inspirado no poema épico Odisséia (lembram?). Sendo um épico, está cheio de aventuras interessantes, experiências extraordinárias. É isso que a Odisseias oferece: experiências extraordinárias. Na terra, no mar, no ar. Entrem lá e vejam. Eu já ecolhi a minha primeira experiência extraordinária: voar de planador. E você, qual será a sua experiência extraordinária ?

Ball Bags da alemã Abteil

Faz algum tempo, eu vi uma jovem carregando uma bolsa (ou será bola?) dessas em Ipanema. Me chamou a atenção, claro! Mas nunca mais vi. Agora descobri a fonte...é a alemã (tinha que ser!) Abteil que faz. Os preços variam entre 89 e 189 euros. Para mim seria ótimo, deixaria de carregar um pouco de peso - vocês sabem que carrego quase o mundo inteiro na minha bolsa UncleK, inclusive meu laptop de 12". Fora que é bonitinha, não é mesmo? Ela serve para dar umas bolsadas também, tem um formato e uma alça bem convidativas...(lado mau mau de Nélida, rss - lembram do desenho animado bom bom e mau mau?). Ninguém que eu conheça está de viagem marcada para a alemanha. Será que eu consigo fazer uma dessas? Alguém aí tem uma bola de futebol ou de vôlei em petição de miséria em casa? Não quer fazer uma doação, não? Envie seu comentário!