4 de dezembro de 2009

Adoro dar aulas !

Apesar de ser uma mulher multi, assim como tantas outras mulheres do nosso tempo, da década de 70 especificamente, ou seja Geração Y ou X ou Z, por formação digo que venho das Letras, filha da Puc com muito orgulho! Lembro como se fosse hoje: eu estava na sala de aula do Instituto Padre Leonardo Carrescia, colégio de freiras, mas com nome de padre (vai entender...), na aula de Matemática do Professor Federico Manfredi. A aula seguia sobre a carreira que cada aluno escolheria, ele perguntava: - Vai fazer o que fulano? Quem conhece minha história familiar sabe, venho de um território de comerciantes. Na minha vez disse: "Letras". -Letras? Mas seu pai vai te matar, minha filha! Sua área é administração, Economia! O Professor Manfredi conhecia meu pai. Não obedeci, claro! Comecei como aluna da Licenciatura Português-Inglês. Depois de um período de tédio, resolvi passar para a Tradução. Novo tédio, voltei para a Licenciatura e me formei com duas habilitações: Bacharel e Licenciada. Nunca quis dar aulas. Ao longo do tempo, fui aprendendo a passar conteúdo para as pessoas. Mas confesso, essa tarefa não é fácil, não! Muitas vezes me arrependi de não ter seguido a Economia ou a tal da Administração. Mas sabe de uma coisa, minha escolha não tem preço - aprendo a fazer gestão de algo que não pode ser medido: Inteligência Emocional. Nunca tirei minha carteira do MEC - não servia para nada mesmo. Mas hoje dou aulas...também. Além do meu trabalho numa Rede do 3 Setor, faço freela numa maravilhosa livraria na Zonal Sul do Rio de Janeiro e tenho 03 alunas queridíssimas. Primeiro foi a Vanda, mãe da Rô. Depois veio a Bibi, mãe da Bia. Agora conhecia a Eugênia. Nossa disciplina: juntar tecnologia com o conteúdo das pessoas, ou seja, emoção! Tenho aprendido mais do que ensinado. Esse é o melhor trabalho do mundo. Minha meta, ter tantos alunos e ter mais tempo para dedicar. Hoje não uso o quadro negro, tal como aprendi na universidade. Uso a tela de computador. Mas as pessoas continuam as mesmas, graças aos deuses.

3 comentários:

werlang gastronomia disse...

Oie,
Eu tambem adoro dar aulas. por sinal a minha sera dia 10/12 e vc esta convidada a assistir. Aula de gastronomia da Werlang Gastronomia cai numa quinta as 19h30 em Copacabana.Os interessados, podem me procurar.
Bj, Re

marieloupe disse...

Olha só... Eu também sou filha da PUC. De duas ...SP e Rio. Vai gostar assim...

E também sou Letra(da). Só que na USP. Paulisssta, sim, porrr quê?

Também adoro dar aulas. Não'porta diquê...!

Adoro vir aqui e danar de falar!

Beijim,

marieloupe

Nelida Capela disse...

Seja muito bemvinda MarieLoupe, sempre.