25 de novembro de 2009

Paixão por Lichias

Lindíssima foto de Daniel Figueiredo, do blog Panela de Cobre.

Segundo Pimentel Gomes em seu livro "Fruticultura Brasileira", no Brasil as primeiras lichieiras chegaram em 1810 procedentes da China e foram plantadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e acredita-se que naquele local ainda haja descendentes destas plantas. Fonte: Dierberger Plantas.

Eu conheci a lichia somente tarde, quando estagiei na cozinha de RS. Depois daquela ocasião, nunca mais me separei das lichias. Plantei algumas que brotaram, uma outra já consegui plantar no terreno de Rita Braune - local propício para o cultivo, onde já existe uma lichieira. Sorte a nossa, daqui a 12 anos poderemos colher os primeiros frutos...ou antes quem sabe? Agora estamos na época delas, final de Primavera, início de Verão. A fruta me lembra os bons tempos de cozinha. A cor me lembra felicidade e gera um desejo de sorrir. Pode haver algo que cause melhores sensações?

Nesta semana, ganhamos de presente, Rita e eu, cachos deliciosos de lichia orgânica cultivada nas terras de Luiza Cortes. Melhor presente do mundo é ganhar algo que cause alegria. Melhor sentimento não há. Obrigada Luiza Cortes pelo presente tão especial.

5 comentários:

werlang gastronomia disse...

Oie,
Agora quem esteja com inveja branca de vc, sou eu. Indiscutivelmente para mim, e o nectar dos Deuses esse fruto. Adoraria conhecer a Luiza para ter a sorte de saborear pelo menos uma!
Bj, Re

Rita Braune disse...

Agradeço à minha amiga Luisa pelo presente especial.

beijos

luiza disse...

Oi! NELIDA
É com grande prazer que compartilho estas frutas...
Desde a primeira infância brincavamos no pomar debaixo de uma Lichieira de uns 30 metros de altura que na primavera as novas folhas jovens brotava em tons vermelho brilhante ...em seguida vinham as delicadas flores brancas.
Bom mesmo, era a época do Natal, quando pegavamos os cachos que iam para o tacho de cobre, na cozinha de fogão a lenha e deliciavamos com as compotas de doce de lichias, adoçados com colheres de mel.
A Nova Era está começando a produzir sua primeira colheita plantada em 2003.É Com alegria que convido voce e Rita para participarem da próxima safra lá na tranquila Minas Gerais.

luiza disse...

Oi! Nelida,
Peço a gentileza de repassar os últimos "necta dos Deuses" para a Werlang, que serão entregues na Rita Hoje a noite.
Desejo para ela boa degustação com as lichias da Nova Era.
Beijos,
Luiza.

Nelida Capela disse...

Obrigada a todas pela participação neste post, foi uma ocasião muito especial com tantas memórias queridas, passadas e futuras. Viva a Lichia!