13 de setembro de 2009

Desafio Intermodal Transporte Ativo RJ

Desejo divulgar os resultados do Desafio Intermodal realizado em 10 de setembro no Rio de Janeiro pela Transporte Ativo. Cariocas, vamos nos engajar nessa idéia e fazer a mobilização para mais ciclovias no Rio de Janeiro. Não só na Zona Sul (leia-se Ipanema e Leblon), mas no Cosme Velho, Laranjeiras, Botafogo, Flamengo, Catete, Largo do Machado, Glória, Centro do Rio, Zona Norte, Zona Oeste. Paes e Sergio Cabral, lembrem que o Rio de Janeiro é grande e não engloba somente a Zona Sul. População, acorda! (texto de Nelida Capela)

O primeiro resultado disponível nos desafios intermodais é o tempo. Ao mesmo tempo o mais fácil de ser obtido e o menos importante. São números frios que não refletem os pequenos prazeres ou desconfortos de ir e vir na cidade. No IV Desafio Intermodal Carioca, alguns números no entanto saltaram aos olhos. A eficiência de integrar a bicicleta com o metrô (49 min de Samba, 50 min Dobrável) e a diferença quase nula de tempo entre ser pedestre (127 min) ou passageiro do ônibus (124 min). Cabe ressaltar no entanto que a distância total percorrida pelo pedestre foi inferior a percorrida pelo ônibus, mas a ineficiência do modal é inconstestável. Certamente o grande vencendor dessa edição do Intermodal foi a integração. Ir de metrô e depois skate foi 5 minutos mais rápido do que percorrer todo o trajeto em um automóvel. Considerando as descargas de endorfina do skatista, dos ciclistas ou do pedestre fica incontestável a liderança dos transportes ativos na promoção da qualidade de vida das pessoas.

Abaixo os tempos totais:

Integração Metrô Bicicleta Pública SAMBA: 49 minutos - Integração Metrô bicicleta dobrável: 50 minutos - Moto: 55 minutos - Bicicleta pela rua , homem pedalando: 58 minutos - Integração Metrô Skate: 59 minutos - Carro: 64 minutos - Integração Metrô ônibus 69 minutos - Bicicleta pela Ciclovia 70 minutos - Metrô + ônibus Comum 75 minutos - Bicicleta pela rua, mulher pedalando 76 minutos - Taxi 79 minutos - Ônibus 124 minutos - Pedestre 127 minutos

Fonte: Transporte Ativo

Nenhum comentário: