5 de agosto de 2009

Resultados da Campanha de Arrecadação de Alimentos para Cães e Gatos

A semana está corrida, mas não esqueci e aqui manifesto meu especial agradecimento, com 5 dias de atraso, àqueles que além de comemorarem meu aniversário no dia 26 de Julho, no Bar Urca, ainda contribuíram para a campanha de arrecadação de alimentos para cães e gatos do Projeto de Reabilitação de Animais Abandonados do Alto da Boa Vista. O projeto não é formalizado, mas as ações são de alto comprometimento.
Tudo começou há alguns anos atrás quando fui retirar um cão atropelado da Estrada Lagoa Barra. Como não tinha, ainda, experiência em resgate de animais, levei uma mordida na mão que quase afetou os meus movimentos. Apesar do acidente comigo, felizmente o cão foi salvo. A partir daí visitei a SUIPA junto com Rosana Sanchez e nos tornamos voluntárias. Todos os sábados estávamos lá para ajudar no que fosse necessário: limpar canis e gatis, ajudar na recepção de animais abandonados, dar assistência à veterinários, participar da produção de material de divulgação, dar palestras em escolas públicas, resgatar animais no CCZ do Rio de Janeiro, atender telefonemas na sede, doar jornais, doar ração, doar pallets, participar das campanhas de adoção e até mesmo fazer parte do Conselho Fiscal da entidade, cujo trabalho é muito sério.
Meus pais acompanharam isso sempre de perto, certa vez, peguei emprestada a S10 deles para ir ao CCZ em Santa Cruz regatar cerca de 20 animais, entre cães e gatos, que seriam sacrificados. Essa experiência de vida faz parte das camadas de meu ser e recomendo a qualquer ser humano fazer o mesmo. Durante aquele tempo, estivemos, Rosana e eu, muito perto da vida e da morte de seres vivos. Estivemos, também, muito perto da crueldade e bondade dos seres humanos. Só quem passa por isso sabe. Enfim, voltando aos meus pais, eles acabaram herdando uma missão: cuidar de animais abandonados. Como eles possuem comércio há muitos anos em São Cristovão, acabaram tornando-se referência em animais no bairro - assim como outras almas humanas maravilhosas que atuam no mesmo bairro, que é grande.
Quando meus pais mudaram para o Alto da Boa Vista, a missão não se encerrou, ao contrário. Muitos animais são abandonandos nas praças do bairro. Animais com e sem raça. Todos acabam parando na porta de Ana e Helio Capela - meus pais. Os animais são medicados, alimentados, recebem tratamento de limpeza, carinho e são esterilizados. O objetivo do projeto é encontrar um lar responsável e cheio de amor. Aos poucos o objetivo tem sido alcançado. Meus pais não são subvencionados por qualquer entidade ou governo. Eles mesmos financiam a ação. Eles simplesmente cumprem a missão.
A idéia de fazer a campanha de arrecadação foi iniciar um processo de formalização e organização e dar o merecido reconhecimento.
No dia 26 de Julho conseguimos arrecadar : 8 kilos de ração canina e 6 kilos de ração felina. Agradeço Beatriz Jacques, Bel Vidal, Bia Vaz, Francisco Pinheiro, Leila Victor, Luize Valente, Rita Braune, Rosana Sanchez, Vanda Sanchez e Valéria pelo esforço em carregar os saquinhos de ração e fazer a doação. Hoje, há cerca de 25 cães e 36 gatos sendo atendidos pelo projeto. Em média, são consumidos 330 kg de ração canina e 185 kg de ração felina.

2 comentários:

lilly disse...

nelida
parabens pela bondade imensa que lota seu coração...
lindo ver o amor que vc dedica a pessoas e bichos...
de não querer nada pra si, mas de querer envolver o maximo de pessoas possivel na ajuda e resgate de animais.
bjs no coração

Nelida Capela disse...

Lilly: Acho o máximo envolver, mobilizar pessoas. Esse é o 5º Poder - por isso minha fixação no 5 - o Poder das Pessoas. A Humanidade só poderá seguir adiante se tiver essa habilidade. Bjs.