10 de junho de 2009

Bairro São Jorge

Catete - Rio de Janeiro

12 comentários:

Vilma Goulart disse...

Eu já subi lá uma vez. É o maior barato!

Nelida Capela disse...

Conta o que há lá para a gente, Vilma.Deve ser tipo o Santa Genoveva em São Cristovão.

Marcos AM Ramos disse...

Olá. Acabo de me mudar para o Bairro São Jorge. Não sei como é o Santa Genoveva, mas lá temos o funcionamento de uma vila, só que o lugar é bem mais do que isso... Ao passar pelo portão principal, você sobe (e sobe e sobe) as escadarias e encontra casas brancas por todos os lados, pátios pequenos e grandes, plantas, quietude, e lá bem no alto tem-se uma vista incrível. Seguindo pra direita, chega-se num portão que desce até a rua Santo Amaro, de frente pro excelente restaurante Severina.
Há um ar nostálgico em todos os cantos. Pedindo licença a São Jorge, eu chamo o lugar de "minha Santa Teresa particular" (quem costuma andar pela Lapa e pelo bairro de Santa Teresa vai entender o que digo).
Há uns gatos e cães da vizinhança que andam livremente, todos dóceis demais.
Enfim, é como fugir da grande metrópole e ir para uma cidadezinha do interior apenas subindo alguns degraus =)

Maria Lucia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Lucia Guimaraes disse...

Acabei de comprar a casa 06 que está passando por uma pequena reforma. A primeira vez que subi os mais de 140 degraus que levam até ela, tive a impressão de estar em algo quase que infinito... Era um misto de cansaço e surpresa ao constatar que atrás daquele belo e singelo portão, havia algo tão grandioso. Estou super ansiosa para habitar esse espaço tão misto.

Celso Roncarati disse...

ô, é coisa fina demais, gente. Rio de Janeiro, da melhor qualidade - o de verdade -, na veia. Gostaria de frequentar. Sou um admirador. Algum morador me convida?

Celso Roncarati

Daiana disse...

Olá,
Sou jornalista e gostaria de fazer uma matéria sobre o local, mas não encontro o endereço. Gostaria do endereço, por favor. Agradeço. Abs

Anônimo disse...

Rua do Catete, 42

Mauro disse...

Morei lá até os 9 anos, como corria naquelas escadas (de 2 em 2), melhor fase da infância. Tínhamos muita liberdade.

Anônimo disse...

Sou estudante de arquitetura, quero fazer uma pesquisa sobre o lugar. Alguém teria como me ajudar? Conhece alguém que mora lá?
obrigado.

RENATO MELLO disse...

O bairro foi construidp pelo Comendador Alexandre Herculano Rodrigues no início do século XX. Após sua morte o espólio foi a leilão em fevereiro de 1948, sendo leiloeiro Agonso Nunes. Foram 42 casas compradas em boa parte por imigrantes portugueses, que alugavam os imóveis. Entre eles vários choferes de táxi. Em volta dos prédios os terrenos eram cobertos de vegetação e chamados de "o mato". Hoje foram tomados por construções.

RENATO MELLO disse...

Em 23 de agosto de 2005 o Bairro São Joge foi incluido na área de proteção ambiental e cultural do Catete, APAC. MAIS DETALHES NO ENDEREÇO ABAIXO.
https://bairrosaavedra.wordpress.com/2012/04/22/decreto-de-tombamento-do-bairro-saavedra/