16 de abril de 2009

Antipasti (1)

(Fotos de Rita Braune e Nelida Capela)

Não há felicidade maior do que voltar à cozinha, às facas, às brincadeiras gastronômicas. Agradeço o carinho de Rita Braune, que me abre as portas de sua maravilhosa cozinha de Rio Bonito de Lumiar (RJ). Me perguntaram se não desejo abrir um restaurante. "Nem pensar! Cozinho por bel-prazer para os amigos". Isso não tem preço! Nas fotos a preparação do antipasti italiano variado e preparação para bruschetta de tomate e anchovas no pão Grano Rústico produzido pelo Mercado Gama, que fica em Mury.

Antipasti: termo italiano que designa variedade de comida servida antes do prato principal. Num cardápio italiano, o antipasti costuma constituir-se de alimentos frios, à base de vegetais ou peixes em conserva com temperos mais fortes, com o intuito de abrir o apetite.

Amuse-Bouche: expressão francesa que literalmente significa "diverte-boca", ou seja, um alimento que, enquanto a refeição não fica pronta, se incumbe de manter a boca ocupada com petiscos ou tira-gostos.

Fonte: Pequeno Dicionário da Gula, de Marcia Algranti, Editora Record. (Este livro você não pode deixar de ter em sua cozinha).

Nenhum comentário: