22 de março de 2009

Arte em Bambu (1)

O Ativarte é um projeto em desenvolvimento que faz parte da Associação Adão e Ema. Seu objetivo é proporcionar a jovens de famílias de baixa renda a oportunidade de se profissionalizar no ofício de artesão.Usam matéria-prima natural como bambu, raízes, sementes e fibras, e também descartes da indústria como retalhos de couro e de tecidos.Parte dos recursos provenientes das vendas é revertido para a Associação Adão e Ema, na qual também são realizados outros projetos. A Associação fica no Bairro Demétria, em Botucatu, São Paulo.
O Bairro Demétria, que surgiu a partir do primeiro projeto de agricultura biodinâmica no país - a Estância Demétria, é hoje um complexo que envolve diversas iniciativas e condomínios residenciais que abrigam cerca de 600 habitantes, provenientes das mais diferentes regiões do país e de diversas partes do mundo.Para atender os pioneiros e os filhos dos agricultores que aqui chegaram em 1974, surgiu, em 1984, a Escola Aitiara, que pratica a educação Waldorf e hoje possui mais de 500 alunos, do bairro, das regiões vizinhas e da cidade de Botucatu.
O impulso da agricultura biodinâmica fez surgir no bairro outras iniciativas inspiradas nos princípios da Antroposofia como a Associação Biodinâmica, o Instituto Biodinâmico, o Instituto Elo de Economia Associativa, que se constituiram a partir do antigo Centro Demeter.O Sítio Bahia e, mais recentemente, o Ouvir Ativo, a Associação Adão e Ema e a Comunidade de Cristãos de Botucatu são outras iniciativas fundamentadas na Antroposofia.
O bairro abriga outros empreendimentos como a Nascentes, a Editora Agroecológica, a Alvorada Alimentos Orgânicos, a Manufatura Buriti, a Refazenda, a Bioloja do Sítio Bahia e possui, entre seus habitantes, muitos artistas, músicos, artesãos.
O Bairro Demétria possui uma vida bastante movimentada, recebendo com frequência alunos de escolas Waldorf de outras cidades, alunos do Curso Fundamental de Agricultura Biológico-dinâmica promovido pelo Instituto Elo, dos cursos de música no Ouvir Ativo e outros visitantes ocasionais que buscam os privilégios de um local tranquilo com um clima muito agradável.
(com informações do site Bairro Demétria)

Nenhum comentário: