23 de janeiro de 2009

Sabe as imagens do Canyon Guartelá? As verdadeiras são essas daqui

"Doce Delícia de Domingo uma vez me disse que dentre os cinco sentidos, o que ele menos confia é na nossa capacidade de ver. É a que engana com mais facilidade. Na maior parte das vezes, afirmava ele, é o coração que nos diz o que está ali e o que não está." in O Livro do Sal, de Monique Truong (p.290)
Ontem, fizemos um encontro das bloggers do bairro de Laranjeiras. Estavam lá Hilda Armstrong (da coluna Gastronomia do site Bairro das Laranjeiras), Isabel Vidal (gestora do site Bairro das Laranjeiras), Vilma Goulart (gestora do site Informação de Primeira) e eu (gestora dos blogs Lector in Fabula, Olhar Nômade e Tecnologia&Mobilização Social). Nada mais justo, já que estamos em ritmo de Campus Party (tudo bem que está acontecendo em São Paulo e não no Rio de Janeiro, para variar). Tudo bem que começamos com poucos, mas desde quando quantidade significa qualidade?
Há poucos dias, fiz um post com imagens de um PPS que recebi do exterior, do Canyon Guartelá, no Paraná, lembram? Imagens impressionantemente maravilhosas. Todo mundo, tenho certeza, duvidou que aquele lugar ficava no Brasil. Mas nosso coração...nosso discurso, nossa visão...nos enganaram. Aquelas imagem são do Grand Canyon (USA). Não são do Brasil. Quem me alertou foi a Vilma, que pesquisou, a idéia era alugar uma Caravan Grand Chrysler e deslizar pelas estradas até chegar lá! Tudo por água abaixo. Parece que até vale a visita, mas a paisagem não é EXATAMENTE aquela que fisgou nossos olhares.Vivendo e aprendendo, né. Não dá para acreditar em tudo, há de ter sempre alguma suspeita e investigar as imagens que nos apresentam na web.Mas, podem acreditar nas imagens deste post, são as oficiais. Abaixo, publico a notícia que encontrei hoje pela manhã, no site da Prefeitura de Tibagi, uma das cidades mencionadas no PPS.
Secretaria de Turismo alerta para e-mail falso
A secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) de Tibagi está fazendo um alerta para os internautas, agências de viagens, empresas, instituições e organizações sobre um falso e-mail que está circulando na rede mundial de computadores.Com o título “Grand Canyon Isso é no Brasil”, a mensagem apresenta informações sobre o Cânion Guartelá, mas com fotografias do Grand Canyon nos Estados Unidos. As imagens têm confundido muita gente e gerado dúvida nos internautas. A SEMATUR tem recebido e-mails e telefonemas diariamente de turistas querendo confirmar a informação. Para amenizar o problema, o departamento de tecnologia da prefeitura criou uma apresentação de slides com fotos reais do Cânion Guartelá que já está circulando pela internet.
Publicada em 20/01/2009 17:12:45 (143 leituras)

2 comentários:

emerson rossi fotógrafo disse...

Também recebi o e-mail falso do Canyon. Acho que foi enviado deste que você passou para frente (hahaha) mas não se parece com nada que já vi aqui no Brasil, antes de retransmitir aos amigos fui verificar na internet, seu texto no blog spot me ajudou, repassei a amigos e creio que vai ser útil. Abraços. Emerson Rossi

Anônimo disse...

É isso aí! Fiz a mesma coisa entes de repassar o "tal" e-mail falso, ou seja, depois de pesquisar resolvi enviar o linck do blog.
Bjs!!! Pâmella Vitória