30 de novembro de 2008

Poltrona de Fibra de Taboa de São Francisco de Itabapoana (RJ)

Fui visitar a V Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária. As impressões da minha visita estão publicadas no meu outro blog http://www.tecnologiaemobilizacaosocial.blogspot.com/. Desculpem-me, mas o nome do blog é grande mesmo.
Para o OlharNômade eu troxe a única peça que me chamou a atenção: uma confortável, posso dizer isso pois sentei nela, poltrona feita de fibra de taboa. O projeto que vende as peças é o mesmo que visitei no ano passado. As informações institucionais eu publico abaixo. Mas vocês podem entrar no site da Shirley Artes e ver o restante das peças, ok?
A Taboa é uma planta nativa das regiões alagadas. É uma monocotiledônea que apresenta um “pendão reprodutor” já utilizado a muito tempo por pessoas do interior para confecção de travesseiros. Sua folha ao secar dá origem a uma palha com textura suficiente para ser trabalhada em forma de trança ou trama que nas mãos do artesão viram verdadeira: Obra de ARTE Como tudo surgiu ... • O IBAMA ao visitar a região de Gargaú – distrito de São Francisco de Itabapoana (RJ) ministrou cursos ensinando o manejo correto da taboa. Desta forma o artesão pode fazer a retirada com consciência de que está preservando sua o meio ambiente e colaborando com a região O processo ... A taboa é retirada na primavera e/ou verão, na lua minguante e deve ser cortada a 10 cm da raiz, garantido, assim seu novo crescimento. • Uma vez retirada é disfibrilada. Suas folhas são soltas uma a uma. É posta para secar por 10 dias. Desta forma a palha cria resistência a fungos pois fica desidratada e com textura para ser trabalhada Seca e cria vida nas mãos do artesão que dão alma as peças • Misturam palha a outras matéria primas da região sendo cada peça quase que exclusiva. Pois a criatividade do artesão já ultrapassaram os limites da região. Vencendo fronteiras... • O artesanato ganham novas fronteiras nas mãos de veranistas, turistas ou pelas feiras promovidas pelo SEBRAE e Projeto PROSPERAR. PETROBRAS... • Algumas já ganharam asas para Europa e EUA ... Isso... É respeito ao meio ambiente nas mãos de brasileiros que sabem o que faz e não desistem nunca.

Nenhum comentário: