18 de novembro de 2008

Detalhes Elegantes Escondidos no Cosme Velho

Finalmente, sento para escrever e anexar algumas fotos que tirei em minhas andanças pelos bairros de Laranjeiras e Cosme Velho. Detalhe: uso meu singelo Nokia 6120 para guardar o mundo. Neste primeiro post, vou privilegiar o Cosme Velho ! Isabel, não fica chateada. Vou passear em Laranjeiras e trazer fotos bacanas para publicar aqui. Já sei até o que desejo registrar. Me aguarde!

Voltando ao Cosme Velho, o bairro do "Velho Bruxo", nosso ilustre Machado de Assis, eis o meu olhar que capta pequenos detalhes elegantes e intressantes, por exemplo, a porta almofadada. Vocês sabem onde encontrá-la? E a fechadura ornada? Ambas moram no Largo do Boticário - local onde ficava o ateliê e residência do pintor pernambucano Augusto Rodrigues. Uma beleza! Mas gente, temos que ajudar a preservar e educar as pessoas: não jogar lixo no rio Carioca, catar o cocôzinho do cachorrinho, não invadir imóveis alheios, não vandalizar patrimônio, não fazer xixi nas ruas...enfim, não estou aqui para moralizar, mas é sempre bom lembrar.

O sótão é da minha casa preferida: o Solar dos Abacaxis. Reparem nas mãos francesas, na luz da tarde. Gente...nem queiram saber como é o restante da casa. Quem perdeu o evento Arte em Laranjeiras e Cosme Velho, sabe-se lá quando terá a oportunidade de visitar a casa. Trouxe apenas mais um detalhe.

Na estrada de ferro entre muros coloridos, fica a subida para o Corcovado. Uma surpresa para mim ver a estrada do ângulo do transeunte que passeia com cachorro, o Theodoro, à beira da praça, margeando o muro da Estação do Corcovado. Imagina para os estrangeiros subir a estradinha e passar por entre muros de alegre cor. Uma belezura!

Convido vocês, leitores, a visitarem os bairros. Para mais dicas, acessem o site da Isabel, http://www.bairrodaslaranjeiras.com.br/. Como costumo dizer, Laranjeiras e Cosme Velhos são bairros de Gente Boa !

Nenhum comentário: